Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Pinheiros vence Brasil Open de Polo Aquático no masculino e feminino

Equipe paulista confirma favoritismo entre as mulheres. Na final masculina, Pinheiros vence clássico contra o SESI-SP

Pinheiros vence Brasil Open (Caio Souza/OBS)
Escrito por

O E.C. Pinheiros conquistou os dois títulos em jogo da edição 2022 do Brasil Open de Polo Aquático, evento disputado na piscina do SESI Vila Leopoldina, em São Paulo (SP). Nesta quarta-feira (7), a equipe paulista derrotou a ABDA por 7 a 5 na final feminina e os donos da casa, o SESI-SP, na masculina por 10 a 8. A tradicional competição da modalidade foi organizada pela Liga PAB - Polo Aquático Brasil e foi realizada em seis dias entre as principais equipes do país.


Referência no polo aquático nacional, o E.C. Pinheiros confirmou o favoritismo no feminino, onde domina o cenário brasileiro por anos. As comandadas de Ives Alonso terminaram o Brasil Open 2022 com 100% de aproveitamento, a defesa menos vazada com apenas 25 gols e a artilheira Izabella Chiappini, que fez 19. O clube marcou 52 gols no troféu!

Mas para chegar a mais uma medalha de ouro do Brasil Open, o E.C. Pinheiros segurou a jovem equipe da ABDA sem conseguir abrir muita vantagem. O placar final de 7 a 5 refletiu a dificuldade que as pinheirenses tiveram para confirmar o prognóstico.

"O jogo foi muito bom, disputado até o final, são aquelas partidas que dão vontade de tirar mais de si mesmo, esgotar o gás. As meninas da ABDA foram muito bem, graças a Deus conseguimos sair campeãs mais uma vez. A sensação nunca muda, mas todo ano é um gosto diferente, nunca fica ruim, vamos Pinheiros!", comemorou Thatiana Pregolini, goleira do E.C. Pinheiros, clube que de 2018 até agora ganhou todas as edições.

A MVP do feminino foi a atleta da ABDA, Kemily Leão. A medalha de bronze ficou com o SESI-SP.

+ Convocação da Seleção Brasileira é nesta sexta! Veja quem pode aparecer na lista de Tite

ECP cresce no final e ganha Brasil Open 2022

Mesmo reforçada do medalhista olímpico Alessandro Velotto (Itália) e com experientes jogadores da seleção brasileira de polo aquático como Gustavo Grummy e Beto Ferreira, o E.C. Pinheiros começou com uma vitória apertada sobre a ABDA de Bauru (SP) e um empate com o Fluminense. O saldo de gols levou o ECP para as semifinais e, novamente, o clube da capital paulista superou a ABDA.

Na final, a equipe de Roberto Chiapinni enfrentou o seu maior rival e dentro da casa dele. O clássico SESI-SP e ECP foi pegado como qualquer outro da série, nada muito diferente de um Corinthians vs Palmeiras no futebol.

O italiano Alessandro Velotto comandou a vitória do E.C. Pinheiros por 10 a 8, mesmo com a torcida contra na piscina da Vila Leopoldina. ''Essa foi minha primeira vez aqui, estava ansioso, treinei bastante para isso acontecer. Vir até o Brasil para jogar no Pinheiros foi uma experiência incrível, eu adorei participar desse campeonato e conhecer São Paulo, com certeza eu estou planejando voltar algum dia e vai ser pelo Pinheiros'', contou Alessandro Velotto.

Atleta olímpico, Grummy destacou a bagagem de anos que os pinheirenses adquiriram para trazer de volta a taça do Brasil Open para aquele que é considerado maior clube poliesportivo da América Latina.

''O nosso título não veio hoje, é uma construção desde o começo do campeonato, não conseguimos ir tão bem na primeira partida, fizemos uma semifinal duríssima contra o jovem time da ABDA, fomos valentes. A final foi lá e cá, acredito que pesou um pouco a experiência dos nossos jogadores'', contou Grummy.

A medalha de bronze do masculino ficou com a ABDA, que superou o C.A. Paulistano por 9 a 6 na partida que abriu as finais do Brasil Open. Em quinto ficou o Fluminense e em sexto o C. Paineiras Morumby.

A distribuição de prêmios individuais foi mais democrática no masculino, com o espanhol Unai Biel I Lara como artilheiro, com 17 gols para o C. Paineiras Morumby. O MVP foi o italiano Alessandro Velloto, e o goleiro menos vazado foi Matheus Junqueira, do SESI-SP.