Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Participantes da Libertadores terão que montar times femininos

Divulgada pela Conmebol nesta sexta-feira, regra passa a valer a partir de 2019

Meninas do Flamengo levaram o título do último Brasileirão feminino (Foto: Reprodução)
Escrito por

A Conmebol aprovou o novo regulamento de licenciamento de clubes com uma novidade. A partir de 2019, os times que disputarão a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana só poderão participar dos torneios se tiverem uma equipe feminina inscrita em competições organizadas pelas federações nacionais.

Nesta sexta-feira, a Conmebol divulgou um documento sobre as novas diretrizes dos torneios organizados pela entidade máxima do continente sul-americano.

- O solicitante (a disputar a competição) deverá ter uma equipe feminina ou associar-se a um clube que possua a mesma. Ademais, deverá ter ao menos uma categoria juvenil feminina, ou associar-se a um clube que possua a mesma. Em ambos os casos, o solicitante deverá prover suporte técnico e todo o equipamento e infraestrutura (campo de jogo para disputa das partidas e de treino) necessários para o desenvolvimento em condições adequadas - diz o comunicado.

Em 2009, a Conmebol passou a organizar a Libertadores feminina, competição marcada pelo domínio de times brasileiros. Em sete edições, o país levou seis canecos, com o tricampeão São José, o bicampeão Santos e o campeão Ferroviária-SP.

Nesta mesma semana, para a Libertadores masculina, a Conmebol anunciou que a competição será prolongada, disputada durante quase um ano inteiro. A entidade também estuda realizar a final em jogo único, em um estádio neutro.