Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Osimhen e Kvaratskhelia superam feitos de Careca e Maradona no título do Napoli

Dupla é protagonista no fim da seca do Napoli no Campeonato Italiano

Osimhen e Kvaratskhelia são os protagonistas do Napoli na temporada (Foto: Alberto PIZZOLI / AFP)
Escrito por

Na conquista do título do Campeonato Italiano, o Napoli teve dois grandes protagonistas que foram decisivos para o fim da seca de 33 anos sem erguer o Scudetto. Victor Osimhen e Khvicha Kvaratskhelia superaram até os feitos de Diego Maradona e Careca.

Após muitos anos batendo na trave com a presença de grandes jogadores, como Edinson Cavani e Gonzalo Higuaín, o Napoli precisou de uma nova dupla que rompesse barreiras. O clube se cansou de se contentar com as conquistas da Copa da Itália e buscou o maior título nacional para um povo historicamente excluído no país.

SUPERANDO MARADONA E CARECA
​Contratado em 2020 após se destacar com o Lille, Osimhen vem crescendo ano a ano com a camisa do Napoli apesar de lesões musculares terem afastado o centroavante em seis jogos na temporada atual. Ainda assim, o atleta marcou 22 gols no Campeonato Italiano em 27 partidas disputadas e tem potencial para ampliar seus números.

Por outro lado, Kvaratskhelia caiu como uma chave na equipe comandada por Luciano Spalletti após o grande destaque com o Dínamo Batumi, da Geórgia. O camisa 77 soma 12 gols (vice-artilheiro do Napoli no Calcio) e 12 assistências, o que faz com que os maiores clubes da Europa estejam de olhos abertos no jovem de 22 anos.

No histórico título do Napoli conquistado em 1989/1990, Diego Maradona marcou 16 gols e encerrou o Campeonato Italiano em 3º lugar na artilharia, atrás de Roberto Baggio e Van Basten. Já Careca marcou 10 gols e foi a segunda peça mais importante na segunda conquista do Scudetto para a equipe do sul da Itália.

Convertendo o modelo de pontuação atual, o Napoli 1989/1990 teria conquistado o Calcio com 72 pontos ao fim de 34 jogos. A equipe marcou 57 gols e encerrou sua campanha com o melhor ataque da competição. Enquanto isso, o time liderado por Osimhen e Kvaratskhelia soma 80 pontos em 33 partidas com o melhor ataque (69) e melhor defesa (23) do torneio.

OUTROS DESTAQUES
​Além da dupla de ataque, o Napoli possui duas peças importantes na construção dos gols da equipe, como Zielinski e Mário Rui. Enquanto o meia contribuiu com oito assistências, o lateral-esquerdo deu sete passes decisivos que terminaram em gols de companheiros ao longo do Campeonato Italiano.

Uma das contratações mais importantes na janela de transferências do verão europeu foi a chegada de Kim Min-Jae. O sul-coreano aterrissou em Nápoles com a difícil missão de substituir Kalidou Koulibaly, que era uma das principais referências da equipe nos últimos anos, mas que havia se mudado para o Chelsea.

E para além das individualidade, a equipe comandada por Luciano Spalletti conta com 16 jogadores no elenco que estufaram as redes dos adversários nesta temporada. Dos sete primeiros colocados do Calcio, o Napoli só fica atrás nesse quesito para a Atalanta, que tem 18 atletas que marcaram gols na Serie A.