Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Novo formato? Mundial de Clubes pode ter 24 times a partir de 2021

Fifa envia documento à Conselho e espera definição do novo regulamento em junho

O Real Madrid é o atual bicampeão do Mundial de Clubes (Foto: AFP)
Escrito por

Com o mesmo formato do Mundial de Clubes desde 2005, a Fifa quer mudar a principal competição de times do mundo a partir de 2021. Segundo o site do "GloboEsporte.com", a entidade máxima do futebol apresentou ao Conselho da entidade um novo projeto. A tendência é que em junho o martelo seja batido. 

A Fifa quer que a competição conte com 24 times, contra sete do formato atual. Para isso, porém, seria necessário a ampliação do número de datas disponíveis: hoje, o torneio dura em torno de dez dias. Seriam necessários um aumento para 18, aproximadamente, e seis estádios. Atualmente, são dois. O novo torneio seria disputado de quatro em quatro anos.

A escolha dos times

A ideia da Fifa é colocar 12 dos 24 times partindo da Europa. Seriam escolhidos os quatro últimos campeões e vices da Liga Campeões, além dos quatro últimos vencedores da Liga Europa. Na América do Sul, outras quatro equipes: as que conquistaram as últimas Libertadores - os campeões da Sul-Americana fariam um mata-mata para definir quem disputaria a repescagem contra o representante da Oceania, definindo assim mais uma vaga.

Dois clubes da África, dois da Ásia e dois da Concacaf completam a lista, além de um time do país sede.  A ideia é que as equipes sejam divididas em oito grupos com três times cada, classificando apenas uma por chave. A partir de então, haveria jogos eliminatórios em quartas, semi e final.

A ideia da Fifa é que o novo Mundial de Clubes ocupe o lugar da Copa das Confederações, que teve sua última edição na Rússia, em 2017, no calendário atual - disputada em junho, um ano antes da Copa do Mundo. O Mundial atual seguiria valendo até 2020.

Todo campeão da Libertadores, obrigatoriamente, cairia no grupo de um europeu. Oito clubes da Uefa estariam no "pote 1" do sorteio, outros quatro formariam o "pote 2" com os campeões da Liberta. As equipes dos demais continentes estaria no "pote 3".