Avatar
Lance!
Barcelona (ESP)
Dia 03/12/2018
12:36
Compartilhar

Morreu nesta segunda-feira Josep Lluís Núñez i Clemente, vítima de câncer, o mais longevo presidente da história do Barcelona, aos 87 anos. Ele comandou os culés durante 22 anos (1978 a 2000) e foram mais de 170 títulos no período (incluindo outros esportes). 

Para a mídia local, ele é um dos grandes responsáveis por colocar o Barcelona onde está hoje, uma verdadeira potência mundial. Antes dele assumir, os catalães tinham 9 campeonatos espanhóis e nenhuma Champions. Hoje, são 25 nacionais e 5 do continental. No período em que presidiu o clube, por exemplo, Josep aumentou em cerca de 30 mil o número de associados do clube, o que o colocou em outro patamar financeiro. 

Ainda em sua gestão, o estádio Camp Nou passou por algumas reformas e hoje o estádio tem capacidade para mais de cem mil pessoas e é considerado cinco estrelas pela UEFA. 

Em 2011, foi condenado a seis anos de cadeia por corrupção e suborno no "caso hacienda", mas só foi preso mesmo em 2014, após alguns recursos e pensa reduzida. No ano passado, deixou a prisão e voltou às suas atividades empresariais. 

Siga o Lance! no Google News