Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Milan homenageia Franco Baresi, ídolo do clube, que completa 60 anos

Em seu site oficial, time divulga vídeo com entrevista e imagens marcantes da carreira do ex-zagueiro:  'Emocionado, orgulhoso e quero agradecer e abraçar todo o povo rossonero'

Baresi jogou pelo Milan durante 20 anos e é considerado um dos melhores zagueiros do século XX (Divulgação)
Escrito por

Na última sexta, o Milan fez uma homenagem a uma das maiores lendas do clube: Franco Baresi. O ex-zagueiro completou 60 anos e a diretoria rossonera divulgou um vídeo em seu site, de aproximadamente 10 minutos, com imagens da carreira do jogador e uma entrevista especial sobre o aniversário do seu eterno camisa 6. 

Neste sentido, Baresi permaneceu no Milan por 20 anos como jogador e se tornou uma lenda, sendo considerado um dos maiores zagueiros do século XX. Ao longo da carreira, foram 719 partidas e 33 gols, sempre defendendo as cores rubro-negras. Quando pendurou as chuteiras, em 1997, o clube aposentou a camisa 6 e 70 mil pessoas estiveram presentes no San Siro.

Atualmente, o ex-jogador trabalha no clube e assim como Paolo Maldini, tem uma forte identificação com a camisa rubro-negro do time de Milão. Durante o vídeo, o 'Rossoneri do Século' se emocionou, contou um pouco da sua brilhante carreira e se declarou ao clube italiano.

- O Milan me deu tudo. Emocionado, orgulhoso e quero agradecer e abraçar todo o povo rossonero - afirmou Baresi.

Durante vinte anos, o ex-jogador, conquistou seis títulos do Campeonato Italiano, quatro Supercopas da Itália, três Liga dos Campeões, assim como duas Copas Intercontinentais e três Supertaças Europeias.

Com a camisa do Milan, o craque também foi vice do Mundial de Clubes em duas oportunidades, em 1993 e 1994. Em 93, aliás, perdeu para o São Paulo na final por 3 a 2 no Estádio Nacional de Tóquio, no Japão.

Além disso, defendeu as cores da seleção italiana nas Copas do Mundo de 1982,1990 e 1994. Em 1982, foi campeão do mundo, ainda na reserva do treinador Enzo Bearzot. Quatro anos mais tarde, ficou de fora do Mundial do México, em 1986, pois se recusou a atuar como volante.

Em 1994, por sua vez, foi vice-campeão com a Azurra, ao perder para o Brasil, nos pênaltis. Na ocasião, parou o craque Romário, com ótima atuação, mas desperdiçou uma das cobranças naquela decisão. Sua participação em Copas se resume em: um título, um vice e um terceiro lugar, sendo um dos únicos jogadores da história a ter esse desempenho.

Por fim, o ex-zagueiro ganhou diversos prêmios individuais como a  Bola de Prata da revista France Football, em 1989, e de jogador do século do Milan, em 1999. O ex-companheiro de equipe, Paolo Maldini enviou uma menagem à Baresi.

- Querido Franco, feliz aniversário nos seus 60 anos, um feito impressionante. É incrível pensar em quanto tempo passou desde que nos encontramos pela primeira vez. Em todos esses anos, já lhe chamaram de muitas maneiras: Franz, Piscinin… Mas você sempre foi o Capitão para mim! Desde meu primeiro dia em Milanello, olhei para você como um exemplo que precisava seguir. Seu jeito de ser sempre me impressionou e me ensinou muito: gestos em vez de palavras! Grande Franco, um grande abraço e muitas felicidades, meu amigo - exaltou Maldini.