Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Melhor do Mundo em 1995, George Weah é eleito presidente da Libéria

Ex-atacante fez história atuando com a camisa do Milan na década de 90

Weah superou Joseph Boakai no segundo turno das eleições (Foto: Issouf Sanogo / AFP)
Escrito por

Melhor jogador de 1995 atuando pelo Milan, o ex-atacante George Weah foi eleito nesta quarta-feira como novo presidente da Libéria. Ele foi o mais votado em 12 dos 15 condados do país.

O vice-presidente do país africano, Joseph Boakai, venceu apenas dois condados e foi derrotado por Weah. Além disso, o ex-jogador havia sido o candidato mais votado do primeiro turno (39% dos votos contra 29,1% de Bokai), mas não conseguiu superar os 50% necessários para vencer de imediato. O pleito ocorreu nesta quarta-feira, após ter sido adiado por duas vezes por denúncias de fraude.

- É com profunda emoção que quero agradecer a vocês, povo da Libéria, por me honrar com seu voto hoje. É uma grande esperança - afirmou Weah, pelo Twitter.

É a segunda vez que o ex-jogador tenta ser presidente da Libéria. Em 2005, ele foi derrotado por Ellen Johnson Sirleaf, atual governante máxima do país. Ela foi a primeira mulher eleita chefe de Estado na África e foi prêmio Nobel da Paz em 2011. Mas não pôde concorrer ao terceiro mandato.

Weah começou a carreira em 1985, atuando pelo Mighty Barrolle, da Libéria. Jogou ainda pelo Invincible Eleven, também do país, e Tonnerre Yaoundé, de Camarões.

Depois, a carreira deslanchou de vez. Atuou pelo Monaco, PSG e Milan, onde teve sua melhor passagem e foi o melhor do mundo em 1995. Passou ainda por Chelsea, Manchester City, Olympique de Marselha e Al-Jazira, dos Emirados Árabes, onde encerrou a carreira em 2003.