Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Manchester City e irmão de Guardiola acertam compra do Girona

Empresa que controla o clube inglês e Pere Guardiola terão o mesmo percentual de ações

Douglas Luiz foi comprado pelo City e emprestado ao Girona (Foto: Divulgação)
Escrito por

O Manchester City, junto com a empresa Girona Football Group, pertencente a Pere Guardiola, irmão do técnico Pep Guardiola, comprou parte das ações do Girona FC. O anúncio foi feito nesta quarta-feira pelo clube espanhol, que subiu à elite do futebol do país pela primeira vez nesta temporada.

As negociações para a aquisição do Girona começaram em 2016. O City e a empresa comandada por Pere Guardiola ficarão com 44,3% cada. Os outros 11,4% estarão nas mãos de um grupo de acionistas.

A divisão das ações foi uma manobra do City para evitar problemas futuros com a Uefa. Isso porque, em caso de participação dos ingleses e do Girona em uma mesma competição europeia, haveria incompatibilidade por terem o mesmo dono. O caso seria parecido com o que ocorreu com o RB Leipzig e o Salzburg, mas a Red Bull, empresa do ramo de energéticos, conseguiu provar que é apenas patrocinadora dos austríacos.

Girona empatou com o Atlético de Madrid na estreia (Foto: AFP)

Somente nesta temporada, o Manchester City emprestou cinco jogadores ao Girona. Entre eles o brasileiro Douglas Luiz, que recentemente deixou o Vasco rumo ao time inglês. Os outros são Marlos Moreno, Aleix García, Kayode e Maffeo.

A missão do Girona nesta temporada é permanecer na elite. Os novos proprietários esperam que o objetivo seja cumprido, para que possam consolidar o clube, futuramente, no primeiro escalão do futebol mundial. Em sua estreia no Campeonato Espanhol, empate em 2 a 2 com o Atlético de Madrid, em casa.

O City Football Group, que detém as ações do Manchester City, é dono também do New York City (Estados Unidos), do Melbourne City (Austrália), Yokohama Marinos (Japão) e CA Torque (Uruguai).