Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Relembre os jogos entre Manchester City e Borussia Dortmund antes de reencontro na Champions League

Ingleses e alemães estiveram na mesma chave na edição 2012/13 e aurinegros levaram a melhor. Dortmund foi até a final, enquanto City foi eliminado na fase de grupos

Balotelli defendia o Manchester City no último confronto com o Borussia Dortmund (Foto: CHRISTOF STACHE / AFP)
Escrito por

Menos badalado que outros confrontos das quartas de final da Champions League, o duelo entre Manchester City e Borussia Dortmund tem tudo para ser animado. No histórico, ingleses e alemães se encontraram apenas duas vezes, há mais de oito anos, também pela competição continental.

+ City e Dortmund se enfrentam nos dias 6 e 14 de abril. Clique aqui e veja a tabela da Champions League!


O ano era 2012 e o momento das equipes era completamente diferente. Apesar do título nacional poucos meses antes, saindo de um jejum de 44 anos, o Manchester City apenas iniciava seu projeto hoje vitorioso - apesar de ainda buscar o título europeu - e engatinhava na Champions League.

Por outro lado, o Borussia Dortmund vivia um excelente momento, onde acabara de conquistar o bicampeonato da Bundesliga. Com uma das gerações mais fantásticas de sua história, a equipe aurinegra, então comandada por Jürgen Klopp, reunia nomes como Lewandowski, Reus, Götze, Hummels e Gündogan.

Manchester e Borussia caíram no Grupo D, então chamado de "grupo da morte", pois tiveram ainda a companhia de Real Madrid e Ajax. Ao lado dos Merengues, os alemães avançaram para o mata-mata. O caminho só parou na final, quando o rival Bayern de Munique venceu por 2 a 1, com gol de Robben aos 44 minutos do segundo tempo. O City, porém, ficou em quarto na chave.

As equipes se enfrentaram nos dias 3 de outubro e 4 de dezembro. Potência à época, o Borussia Dortmund levou a melhor: empate na Inglaterra e vitória na Alemanha. Relembre os confrontos ao final da matéria.

Quase nove anos depois, o cenário é completamente diferente. O Manchester City caminha para sua terceira Premier League nas últimas quatro temporadas, vivendo uma verdadeira hegemonia em território britânico, mas ainda com o sonho da Champions. O Borussia Dortmund desde então não vence o Alemão e vê o Bayern empilhar taças em Munique.

+ Veja quem são os maiores artilheiros de 20 importantes seleções pelo mundo

RELEMBRE OS CONFRONTOS

MANCHESTER CITY 1 X 1 BORUSSIA DORTMUND
03/10/2012 - 2ª rodada do Grupo D - Etihad Stadium (ING)

Manchester City (Técnico: Roberto Mancini)
Joe Hart; Zabalata, Kompany, Nastasic e Clichy (Balotelli); Javi García (Rodwell), Yaya Touré, Nasri (Kolarov), David Silva; Dzeko e Agüero.

Borussia Dortmund (Técnico: Jürgen Klopp)
Weidenfeller; Piszczek, Subotic, Hummels (Felipe Santana) e Schmelzer; Bender, Gündogan (Grosskreutz), Blaszczykowski, Götze (Kehl) e Reus; Lewandowski.

Gols: Reus (16' - 2ºT) e Balotelli (45' - 2ºT)

Gündogan e Yaya Touré no jogo de ida (Foto: ANDREW YATES / AFP)

BORUSSIA DORTMUND 1 X 0 MANCHESTER CITY
04/12/2012 - 6ª rodada do Grupo D - Signal Iduna Park (ALE)

Borussia Dortmund (Técnico: Jürgen Klopp)
Weidenfeller; Kirch (Leo Bittencourt), Felipe Santana, Hummels e Schmelzer; Gündogan, Leitner e Grosskreutz; Perisic, Reus (Blaszczykowski) e Schieber (Lewandowski).

Manchester City (Técnico: Roberto Mancini)
Joe Hart; Maicon, Kompany, Lescott e Nastasic; Javi García, Barry, Nasri (Zabaleta) e Sinclair (Agüero); Tévez e Dzeko (Balotelli).

Gol: Schieber (12' - 2ºT)

Reus e Barry no jogo de volta (Foto: CHRISTOF STACHE / AFP)

* Estagiário, sob supervisão de Cayo Pereira.