Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Mais dois: Presidentes da Conmebol e Concacaf são presos em Zurique

Juan Ángel Napout e Alfredo Hawit estavam na Suíça para reunião da Fifa nesta quinta

Alfredo Hawit e Juan Ángel Napout foram presos (Fotos: Orlando Sierra / Norberto Duarte / AFP)
Escrito por

Nesta quinta-feira, autoridades da Suíça e dos Estados Unidos prenderam dois dirigentes investigados por envolvimento em casos de corrupção na Fifa. Os presidentes da Conmebol, Juan Ángel Napout, e da Concacaf, Alfredo Hawit, foram detidos às 6h, no Baur au Lac, mesmo hotel em Zurique onde executivos da entidades foram presos no dia 27 de maio, entre eles o ex-mandatário da CBF José Maria Marin.

Vice-presidentes da Fifa, eles são suspeitos de aceitar 'propinas de milhões de dólares' na venda de direitos de transmissão das eliminatórias da Copa do do Mundo e outros torneios na América Latina. Autoridades suíças emitiram um comunicado informando que as detenções foram realizadas após requerimento do Departamento de Justiça dos EUA, em 29 de novembro.

- Dirigentes do alto escalão da Fifa são acusados de receber dinheiro em troca da venda de direitos de marketing ligados a torneios de futebol na América Latina, assim como de partidas das Eliminatórias da Copa do Mundo. De acordo com os mandados de prisão, algumas das infrações foram acordadas e preparadas nos EUA. Os pagamentos também foram processados via bancos dos EUA - diz a nota.

A Fifa se pronunciou nesta manhã para falar sobre as prisões de mais dirigentes do alto escalão da entidade.

Prisão ocorreu no hotel Baur au Lac (Foto: Ben Simon / AFP)

- A Fifa tomou conhecimento das ações tomadas pelo Departamento de Justiça dos EUA. A Fifa continuará a cooperar plenamente com a investigação dos EUA, tal como permitido pela Justiça Suíça, bem como com a investigação que está sendo conduzida pela Procuradoria-Geral da Suíça.

A dupla está em Zurique para reunião do Comitê Executivo da Fifa e deve ser ouvida ainda nesta quinta-feira. Há a possibilidade de eles serem extraditados.