Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
PARAGUAI
escudo default
2
1
escudo default
BOLÍVIA

Lucas Barrios garante a vitória paraguaia sobre a Bolívia

Atacante palmeirense faz o gol da virada e mantém a seleção do Paraguai na zona de classificação das Eliminatórias-2018

Danny Bejarano disputa a bola com o paraguaio Ortíz e tenta partir para o ataque   (Foto: Norberto Duarte/AFP)
Escrito por

Um primeiro tempo sofrível e uma etapa final movimentada na qual o Paraguai, após levar o primeiro gol, acordou e viu seus atacantes furarem a retranca do rival. Foi assim que o time da casa venceu por 2 a 1, de virada, a Bolívia, nesta terça-feira, pela quarta rodada das Eliminatórias da América do Sul para a Copa de 2018. Todos os gols foram no segundo tempo. Duk abriu o placar para os visitantes, Lezcano empatou em seguida e o palmeirense Lucas Barrios, de cabeça, despachou a zebra no Defensores del Chaco, em Assunção. Com a vitória, o Paraguai foi para sete pontos e segue na zona de classificação. A Bolívia, com três pontos, se afastou do grupo da frente.

Encarando uma Bolívia com três zagueiros, dois volantes que poucos saíam para o ataque e um lateral-direito preso na defesa, o Paraguai, mesmo todo lançado, não tinha criatividade suficiente para furar a retranca do rival através de trocas de passes e estava sem eficiência nos cruzamentos. Como a Bolívia só tinha um jogador na frente, Ramallo, e ainda perdeu o seu único criador, Jhasmani Campos, machucado, aos 23 minutos, o time paraguaio atacou praticamente com nove jogadores. Mas apenas aos 37, quando o meia Derliz González caiu pela direita e chutou uma bola que na trave, o time da casa pouco assustou.

O segundo tempo foi muito mais animado. A Bolívia voltou com Duk no lugar de Ramallo e isso mudou o jeito de jogar dos visitantes, que passaram a apostar em ligações diretas. O Paraguai também buscou ser mais objetivo no ataque e a cara do jogo foi outra. Aos seis minutos, Lezcano apareceu bem após um cruzamento da esquerda e perdeu a melhor chance paraguaia até então chutando por cima.

Aos nove, a Bolívia foi com perigo pela primeira vez: um vacilo do volante Ortiz deixou a bola no pé de Duk. O camisa 9 entrou livre e quando iria dar o chute, quase na risca da área, levou uma carga do paraguaio numa falta clara que o juiz venezuelano José Argote não marcou. Mas isso mostrou que a Bolívia poderia tentar alguma coisa no contra-ataque. E aos 14 minutos o time visitante abriu o placar. Duk recebeu a bola ainda no seu campo, disparou, aproveitou um escorregão de Samúdio e bateu de fora da área para fazer 1 a 0.

Porém, nem bem comemorou o gol e o time boliviano cedeu o empate no ataque seguinte. Após cobrança de escanteio, o goleiro Vaca saiu mal, deu rebote e após, bate-rebate no qual Paulo da Silva e Valdez tentaram o chute, Lezacano deu o toquinho final para a rede.

A torcida se inflamou. E o Paraguai virou. Aos 19 minutos, Lucas Barrios recebeu um passe em profundidade, como um pivô ajeitou a bola para Derliz Gonzalez e este foi ao fundo, cruzando para Barrios, que cabecear com categoria, sem sair do chão, no canto esquerdo de Vaca.

O Paraguai ainda teve chances para ampliar, mas não aproveitou e nos minutos finais se deu por satisfeito com os três pontos em casa, principalmente depois que o zagueiro Aguilar levou o segundo amarelo e saiu expulso de campo.  A Bolívia se aventurou e quase empatou aos 48, num chute de Flores que o goleiro Silva salvou batendo roupa.

As duas seleções voltam a campo pelas Eliminatória em março. O Paraguai  enfrenta o Equador e a Bolívia receberá a Colômbia. 


FICHA TÉCNICA:
PARAGUAI  2 X  1 BOLÍVIA

QUARTA RODADA DAS ELIMINATÓRIAS DA AMÉRICA DO SUL
DIA E HORA: 17/11/2015 - 21h (de Brasília)
LOCAL: Estádio Defensores del Chaco, em Assunção (PAR)
ÁRBITRO: José Argotte (VEN)
AUXILIARES: Jorge Urrego e Luis Murillo
CARTÕES AMARELOS: Rojas e Aguilar (PAR); Danny Bejarano e Duk (BOL) CARTÃO VERMELHO:  Aguilar (PAR)
GOL: Duk, 14'/2ºT (0-1), Lezcano, 16'/2ºT (1-1),  Lucas Barrios, (19/2ºT)

PARAGUAI: Silva; Bruno Valdéz, Paulo da Silva, Aguilar e Samúdio; Ortiz (Romero, 16'/2ºT), Rojas, González (Pérez, 31'/2ºT) e Benítez (Santana, 25'/2ºT); Lezcano e Barrios. Técnico: Ramón Díaz

BOLÍVIA: Vaca; Zenteno, Martelli e Eguino; Diego Bejarano (Saavedra, 10'/2ºT), Flores, Danny Bejarano, Veizaga, Jhosmani Campos (Lizio, 23'/1ºT) e Chumacero; Ramallo (Duk, Intervalo).  Técnico: Baldivieso