Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

‘Liga Sevilla’. Espanhóis conquistam o tricampeonato da Liga Europa

Time andaluz vira sobre o Liverpool e leva pela quinta vez o torneio, a terceira consecutiva

MICHAEL BUHOLZER / AFP
Escrito por

A Uefa precisa urgentemente rebatizar a Liga Europa de "Liga Sevilla". Nesta quarta-feira, o time espanhol conquistou a competição pela quinta vez, a terceira consecutiva. O título veio com um triunfo categórico sobre o tradicional Liverpool por 3 a 1, no St. Jakob-Park, na Basileia, Suíça. Após um primeiro tempo ruim, os espanhóis mostraram aos Reds por que são os donos do segundo torneio mais importante de clubes do Velho Continente.


Com o resultado, o Sevilla se garante na Liga dos Campeões da Europa, ou seja, só disputará a Liga Europa novamente se cair na fase de grupos da Champions como o terceiro colocado. É tudo o que os próximos participantes da Europa League não querem. Já o Liverpool se contentará com apenas campeonatos domésticos na próxima temporada.

Duas equipes com propostas diferentes em campo. O Liverpool, ofensivo, com meias agressivos. O Sevilla, mais cauteloso, com mais volantes do que armadores. O primeiro tempo foi dos Reds, que ainda reclamaram, com razão, de dois pênaltis ignorados pela arbitragem.

Os ingleses foram chegando com mais perigo e aumentando o poder ofensivo a cada jogada. Aos 35 minutos, Coutinho encontrou Sturridge, que completou de trivela para balançar a rede. O gol deixou o Sevilla nas cordas até o apito final. O intervalo acabou salvando os espanhóis, tamanho o domínio dos Reds e a proximidade de um placar mais dilatado para o adversário.

O segundo tempo foi completamente diferente. O Sevilla acordou e voltou ao gramado com sangue nos olhos. O Liverpool assumiu a etapa final como tragédia. Bastaram 17 segundos para Mariano fazer boa jogada, cruzar e colocar Gameiro sozinho para empatar o jogo. Os andaluzes tomaram conta, enquanto os ingleses sumiram. Vitolo colocou entre as pernas de Lovren. Coke completou a jogada, colocando no cantinho de Mignolet.

Para aumentar o drama dos Reds, Banega lançou para a área. A bola desviou em dois jogadores do Liverpool para deixar Coke livre para fazer o terceiro dos espanhóis. Os momentos seguintes foram de mais aflição. Alterações que não resultaram em nada e um futebol bem pobre. Nem o "You Will Never Walk Alone" do público animou a turma do técnico Jürgen Klopp.

Ao Sevilla, só bastou esperar o jogo acabar para comemorar mais um título da Liga Europa. A fatura estava liquidada desde os 25 minutos.

FICHA TÉCNICA

LIVERPOOL 1 x 3 SEVILLA

Local: St. Jakob-Park, na Basileia (SUI)
Data e hora: 18 de maio de 2016, às 15h45 (horário de Brasília)
Árbitro: Jonas Eriksson (SUE)
Auxiliares: Mathias Klasenius (SUE) e Daniel Wärnmark (SUE)
Cartão Amarelo: Lovren, Origi, Clyne (LIV); Vitolo, Banega, Mariano (SEV)
Cartão Vermelho:
Gols: Sturridge, 35'/1ºT (1-0); Gameiro, 17''/2ºT (1-1), Coke, 19'/2ºT (1-2); Coke, 25'/2ºT (1-3)

LIVERPOOL: Mignolet, Clyne, Touré (Benteke, 37'/2ºT), Lovren e Moreno; Can, Milner, Lallana (Allen, 26'/2ºT), Philippe Coutinho; Firmino (Origi, 23'/2ºT) e Sturridge. Técnico: Jürgen Klopp.

SEVILLA: Soria, Mariano, Rami (Kolo, 33'/2ºT), Carriço e Escudero; Krychowiak, N'Zonzi, Banega (Cristoforo, 47'/2ºT) e Coke; Vitolo e Gameiro (Iborra, 43'/2ºT); Técnico: Unai Emery.