Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Lenda nas telonas: Cruyff já teve sua vida abordada em documentário

Jordi Marcos, diretor de "A última partida. 40 anos de Johan Cruyff na Catalunha", lamentou a morte do ídolo da seleção holandesa

Cruyff foi um dos maiores jogadores do Barcelona, Ajax e Seleção holandesa (Foto: Reprodução)
Escrito por

A vida de Johan Cruyff foi tema de um documentário que enfatizou o longo período em que ele permaneceu na Catalunha. O craque chegou em 1973, em plena ditadura do general espanhol Francisco Franco, mas tinha um jeito rebelde e ideais democráticos. Jordi Marcos, diretor de "A última partida. 40 anos de Johan Cruyff na Catalunha", falou ao Telegraaf sobre o jogador: " O mundo perdeu uma lenda".

- Estou em choque. Este é um dia muito triste para o mundo do futebol, mas também para todo o país e a sociedade.

No documentário, Jordi Marcos mostra como Cruyff influenciou o Barcelona como jogador e treinador. Foram quarenta anos na Catalunha . A importância de Cruyff para o esporte e as mudanças na sociedade catalã a partir do futebol são relatadas com depoimentos de Pep Guardiola, Vicente del Bosque e do tenor Jose Carreras, entre outros.

- Ele foi muito importante para todos nós. Nos trouxe liberdade - disse Jordi, emocionado depois de saber da morte do ídolo. 

Documentário foi lançado no fim de 2014 (Foto: Reprodução)

Mais detalhes sobre o documentário

Além de entrevistas de ex-jogadores, o documentário, que foi lançado em novembro de 2014, contém cenas que mostram como era o cotidiano de Cruyff nos tempos em que ele jogava. Xavi, também ex-atleta e ídolo do Barcelona, e Sergio Del Bosque (atual treinador da seleção espanhola) também dão depoimentos sobre Johan. 

> Clique aqui para assistir o documentário