Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Lenda do Barcelona e da Inter, Samuel Eto’o anuncia aposentadoria

Atacante camaronês fez história no futebol europeu e conquistou três Champions Leagues

Eto'o em campo pelo Barcelona (Foto: AFP / DIEGO TUSON)
Escrito por

Mais uma lenda do futebol dos anos 2000 pendurou as chuteiras. O atacante camaronês Samuel Eto'o, ex-Real Madrid, Barcelona, Internazionale de Milão e Chelsea, anunciou a sua aposentadoria dos gramados por meio de seu Instagram, em um post enigmático, aos 38 anos de idade.

O camaronês estava atuando pelo Qatar SC, e deu um fim em sua carreira com uma foto com a legenda: 'É o fim, rumo a um novo desafio. Muito obrigado a todos, muito amor'.

Eto'o teve uma carreira notória, que começou profissionalmente pelo Real Madrid, em 1997. No entanto, o camaronês viveu de empréstimos para Leganés, Espanyol e para o Mallorca, primeiro clube onde se destacou, e que o contratou do clube merengue após a boa passagem em 2000.

No Mallorca, Eto'o teve grande destaque, foi campeão da Copa do Rei em 2002, e se tornou o maior artilheiro da história do clube, com 70 gols, quando deixou o clube para ser o reforço do Barcelona, por 24 milhões de euros em 2004.

Já no clube catalão, o atacante teve uma passagem brilhante, onde viveu seus melhores momentos na carreira. O camaronês foi um dos personagens de uma equipe lendária, que conquistou três títulos espanhóis, uma Copa do Rei, uma Supercopa da Espanha e dois títulos da Liga dos Campeões. Foi pelo Barça que Eto'o concorreu ao prêmio de melhor jogador do mundo, e acabou ficando na terceira posição, atrás de Ronaldinho e Frank Lampard.

Após o Barcelona, Eto'o foi contratado pela Inter de Milão em 2009, onde também viveu grandes momentos e novamente conquistou o título da Liga dos Campeões, sob o comando de José Mourinho, além de um Campeonato Italiano e uma Copa da Itália.

Após a passagem pela Inter, Eto'o se tornou um viajante da bola pelo futebol europeu, ao jogar por Anzhi Makhachkala (RUS), Chelsea (ING), Everton (ING), Sampdoria (ITA), Antalyaspor (TUR) e Konyaspor (TUR).

Por Camarões, o atacante é um dos maiores ídolos do país. Na seleção, venceu as Olimpíadas de 2000 e duas vezes a Copa das Nações Africanas, (2000 e 2002), e é o maior artilheiro da história do país.