Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

E aí, Leicester? Outros improváveis campeões tiveram sequências ruins

Montpellier não repetiu boas temporadas, Boavista, Verona e Blackburn enfrentaram rebaixamentos, e Wolfsburg teve campanhas irregulares

Leicester ganhou o inédito título do Campeonato Inglês
Escrito por

O Leicester ganhou a surpreendente Premier League deste ano. Por enquanto, tudo é alegria no clube, e não é para menos. Porém... E agora? Se for olhar para outros "campeões improváveis" da Europa, o futuro não é muito animador. São poucos que estiveram na sitação dos Foxes e conseguiram manter o sucesso. Casos, por exemplo, de Boavista, Montpellier, Blackburn Rovers e Verona. O Wolfsburg foi um que ainda conseguiu fazer temporadas pelo menos razoáveis.

- Fazer esse tipo de comparação é complicado... O Leicester, acredito, não corre esse risco. O Montpellier, por ser pequeno, não é rico. O Leicester tem um proprietário que investe, tem condição de repor alguns jogadores que venham a perder. Nós perdemos jogadores importantes para o ano seguinte, deixou o time mais fraco para as temporadas seguintes - disse Hilton, capitão do Montpellier e um dos destaques na campanha de 2011/12, ao LANCE!, que, no entanto, aceita comparar as duas campanhas:

- Clubes pequenos nos seus países, e ambos conseguiram terminar na frente dos grandes. O mérito naquele time era a união. Éramos bem unidos, simples, humildes, jogadores que não eram de expressão, mas com muita vontade, prazer de jogar futebol. E tivemos maturidade para sermos campeões com méritos.. Deu para ver que teve muito disso também no Leicester. Jogadores que não eram conhecidos, mas fizeram um excelente campeonato, incluindo o melhor jogador do torneio.

Porém, a sequência do Montpellier não foi lá muito boa... Em 2013 ficou em nono, em 2014 foi o 15º, e já voltou a ser um time de meio de tabela. Também na Inglaterra, o Blackburn Rovers não chegou a ser tão surpreendente como o Leicester, pois foi campeão em 1995 sendo o atual vice. Mas depois que vendeu Alan Shearer, em 1996, foi ladeira abaixo... Rebaixado em 1999, voltou em 2001, caiu novamente em 2012 e não voltou mais.

Montpellier foi campeão francês em 2012 (Gerard Julien / AFP)

Na Itália, o Verona foi campeão em 1985. Rebaixado em 1990, voltou no ano seguinte, caiu na sequência, chegou à ir para a Terceira Divisão, voltou à elite em 2013, e volta à Série B em 2016/17. O Wolburg, que nunca tinha feito uma campanha empolgante, levou o Campeonato Alemão, foi campeão em 2008/09. Nos anos seguintes não foi bem, e voltou a fazer bonito na temporada passada, ficando na segunda colocação. Em Portugal há o exemplo do Boavista.

O time chegou a ter uma época boa, tanto nos anos anteriores, quanto nos seguintes. Mas problemas de bastidores, ainda hoje obscuros, levaram o time até a Terceira Divisão. Voltou à elite no tribunal, mas não está bem. Ricardo, ex-goleiro da seleção portuguesa e que estava no time campeão, e ainda teve uma passagem pelo Leicester, acha que os Foxes não vão chegar a esse extremo de rebaixamentos, mas também será difícil cobrar uma sequência de títulos.

- O Leicester não tem esse perigo de acontecer como o Boavista. Sobre esse tema de o Boavista cair, em casos em que ninguém foi culpado... Era um tema que temos muita coisa a se falar, é muito mais grave ao que parece. O time ficou de pé graças ao estádio - disse Ricardo ao LANCE!:

Boavista tem um título português (Foto: Divulgação)

- Agora as pessoas vão esperar o sucesso, outras equipes lutam todos os anos, tem milhões para gastar. É bom que isso aconteça, que não é só o dinheiro que ganha. Mas não dá para exigir que eles sejam campeões novamente no ano que vem.

Ao contrário do que Hilton falou sobre o Montpellier em comparação com o Leicester, Ricardo não acredita que o mesmo se aplique ao Boavista. O goleiro lembra que o time do Porto já vinha "incomodando" os grandes há algum tempo.

- Fiquei muito feliz com o Leicester, foi algo sem comparações. Não se pode comparar com o Boavista. Ninguém diria que seríamos campeões. Mas já tínhamos feito boas temporadas, "mordendo os calcanhares" dos grandes. O Leicester subiu há pouco tempo, salvaram-se no fim da última temporada. Temos que dar muito valor, de fato merecem. Nem os mais otimistas esperavam, mas foram campeões - disse.