Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

José Mourinho: a conexão entre Porto e Chelsea e os históricos confrontos na Champions League

Special One tem um passado histórico e vitorioso com os Dragões, mas deixou clube português para comandar o Chelsea e fazer sucesso na Inglaterra

Mourinho conquistou Champions League em 2003/2004 com o Porto (Foto: Divulgação)
Escrito por

Apesar da rivalidade na Europa, Porto e Chelsea, adversários nas quartas de final da Champions League, possuem uma conexão: José Mourinho. O treinador comandou o histórico time dos Dragões ao título da Liga dos Campeões na temporada 2003/2004, mas também possui uma história gigante com a equipe inglesa.

Início e mudança

Após rápidas passagens por Benfica e União Leiria, o Special One assumiu o Porto em 23 janeiro de 2002. E assumiu para fazer história. Em apenas duas temporadas e meia, Mourinho conquistou seis títulos, sendo uma Champions League, uma Taça da Uefa, dois Campeonatos Portugueses, uma Taça de Portugal e uma Supertaça de Portugal.

> Veja a tabela da Champions League

Após 126 partidas dirigindo o Porto, o Míster decidiu ir para o Chelsea, pois a equipe de Londres possuía um forte projeto bancado por Roman Abramovich, empresário russo e dono dos ingleses. E não deu outra. O sucesso visto em Portugal também foi visto na Inglaterra após Mourinho conquistar a Premier League, acabando com a seca de 50 anos sem título dos Blues, além de triunfar na Copa da Liga Inglesa.

Histórico de confrontos

Nesta mesma temporada, Porto e Chelsea, curiosamente, estavam no mesmo grupo da Champions League 2004/2005. Era a primeira vez que os clubes iriam se enfrentar no maior torneio de futebol da Europa. No primeiro confronto, os ingleses venceram por 3 a 1, a maior diferença em um jogo entre as duas equipes até hoje. Na volta, os portugueses saíram do Estádio do Dragão com o 2 a 1 a favor.

De lá para cá, os times se enfrentaram em outras seis ocasiões (com Mourinho estando presente em outras quatro), mas os Blues possuem um histórico melhor. Os altos investimentos e a discrepância técnica entre os elencos aumentando cada vez mais faz com que, de oito confrontos, o Chelsea tenha vencido cinco, perdido dois e empatado um.

Objetivos

A história caminhou, José Mourinho está no Tottenham e o Porto busca repetir o feito conquistado em 1987 e em 2004. Apesar da distância, o técnico dos Spurs revelou ter ficado feliz com a classificação dos Dragões e ressaltou que ainda há uma conexão emocional entre as partes por conta do passado.

Já o Chelsea busca fazer valer o favoritismo, os altos investimentos avaliados em cerca de 247 milhões de euros (R$ 1,6 bilhão) na temporada, buscar um título relevante neste ano e repetir o feito de 2012. Sob comando de Thomas Tuchel, os Blues não sabem o que é perder, mas as apresentações irregulares podem pesar contra.