Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Jornalistas e jogadores apontam seus favoritos para a Eurocopa

L! ouviu cinco brasileiros que atuam no continente e profissionais da imprensa local para saber quem levará a melhor no torneio que começa nesta sexta-feira

França, que será sede desta edição, é apontada como forte candidata ao título (Foto: FRANCK FIFE / AFP)
Escrito por

A Eurocopa, uma das principais competições continentais de futebol no mundo, terá início nesta sexta-feira. A edição 2016 acontece na França, que fará o jogo de abertura diante da Romênia em Stade de France. Diante de grandes seleções e uma constelação de craques, perguntas como os candidatos ao título, artilharia e zebras são quase que obrigatórias.

Por isso, o LANCE! ouviu cinco jogadores brasileiros que atuam na Europa (Cicinho, Luiz Adriano, Wellington Nem, Rodrigo Moledo e Hernanes), além de jornalistas europeus para saber quais são seus palpites para a principal competição de seleções do Velho Continente. Confira abaixo: 

JOGADORES 
Rodrigo Moledo (Panathinaikos-GRE)
Análise dos favoritos – Difícil falar em favoritos. São muitas seleções boas e com condições de conquistar o título. Mas, na minha opinião, vai ficar entre França, Espanha e Alemanha. A França, por jogar dentro de casa, com o apoio da torcida, além de ter um ótimo time. A Espanha é um timaço e tem um estilo de jogo que me agrada muito. É uma seleção acostumada a brigar por títulos das competições que disputa. E a Alemanha, por ser atual campeã do mundo, ser um time entrosado, e com jogadores que podem decidir as partidas a qualquer momento.

Análise de possíveis zebras – Acho que Portugal pode chegar. É uma seleção tradicional também, mas não vive o melhor momento, por isso vejo como uma possível zebra. O Cristiano Ronaldo faz bastante diferença, um jogador completo e que gosta de decisão. A Croácia tem um meio-campo forte também, com o Modric e o Rakitic.

Palpite sobre o campeão e o artilheiro – Chutaria a França para o título. Para artilheiro é muito complicado citar só um. Tem o Cristiano Ronaldo, o Griezmann, Giroud, Lewandowski, Muller... Ao meu ver, todos esses podem ser o artilheiro.

Wellington Nem (Shakhtar Donetsk-UCR)
Análise dos favoritos – Acredito que a França porque, além de ter um time muito bom, está jogando em casa e o apoio da torcida pode ser fundamental. A Alemanha também entra para brigar pelo título porque tem um time fortíssimo e vem com a moral do título da Copa do Mundo no Brasil. E a Espanha também é uma candidata à conquista por ter uma camisa muito pesada e ter um elenco recheado de craques que podem fazer a diferença.

Análise de possíveis zebras – Torço para que a Ucrânia possa ser essa zebra e chegue ao título. Além do fato de eu jogar lá, o país está passando por um momento muito complicado, com guerras, e o povo merece um pouco de felicidade. Torço para que a seleção possa proporcionar isso.

Palpite sobre o campeão e o artilheiro – Apesar de a seleção de Portugal não estar entre as favoritas, o Cristiano Ronaldo sempre entra nas competições para brigar pela artilharia. Ele tem todas as condições de conduzir sua seleção às fases finais pois é um jogador que chama a responsabilidade e tem o faro do gol.

Alemanha também figura entre as favoritas (Foto: AFP / PATRIK STOLLARZ)

Luiz Adriano (Milan-ITA)
Análise dos favoritos – Acredito que a Alemanha seja a grande favorita. Tem um time excelente tanto como conjunto quanto individualmente. Tem muitos jogadores experientes, além de ser a atual campeã do mundo. A França em casa é sempre muito forte e não seria surpresa nenhuma um título. Espanha e Itália também têm bons times, além de estarem acostumados a disputar títulos importantes. A Inglaterra também está forte e é muito tradicional.

Análise de possíveis zebras – Vejo a Bélgica como uma possível zebra. Apesar de não ter muita história, tem um time muito forte e pode chegar para brigar pelo título também. Portugal depende muito do Cristiano Ronaldo. Se ele estiver bem, acho que pode ir longe na competição.

Palpite deles sobre o campeão e o artilheiro – Acho que o título fica entre Alemanha e França. Vários jogadores podem ser artilheiros. Tem o Muller, da Alemanha, o Giroud, da França, Cristiano Ronaldo, Lewandowski, Ibra... muitos jogadores de qualidade e goleadores.

Hernanes (Juventus-ITA)

Análise dos favoritos – A França, que além de jogar em casa, tem um time muito forte. Pogba, principalmente, pode fazer a diferença. A Alemanha é a atual campeã do mundo e segue com o mesmo padrão da Copa de 2014. Entra forte na briga pelo título da Euro.

Já a Espanha vem com uma seleção renovada, com ótimos valores. Os clubes espanhóis têm dominado as copas europeias e isso pode refletir positivamente na seleção. Por fim a Itália, que precisa ser respeitada. Tem um goleiro fora de série, uma defesa muito sólida e bons valores no ataque. Pode brigar também.

Análise de possíveis zebras – Por nunca ter ganhado a Euro, a Inglaterra costuma ficar fora da lista das favoritas. Mas a atual seleção inglesa tem ótimos valores e pode surpreender. A Bélgica já vem conquistando bons resultados nos últimos anos, mas ainda não é vista como uma grande força. O título da Euro seria a coroação dessa geração talentosa. E Portugal, pois quem tem Cristiano Ronaldo sempre deve ser levado em consideração. Há também outros bons valores na equipe que podem surpreender."

Palpite deles sobre o campeão e o artilheiro – França e Thomas Müller.

Cicinho (Sivasspor-TUR)
Análise dos favoritos – França, Itália e Espanha favoritas. Estão fortes e com muita tradição.

Análise de possíveis zebras – Turquia e Portugal podem surpreender. Pela minha torcida aos turcos e por ser talvez a última Euro do CR7.

Palpite deles sobre o campeão e o artilheiro – França campeã e Pogba artilheiro.

Inglaterra e Portugal podem surpreender (Foto: AFP / IAN KINGTON)

JORNALISTAS
Nuno Farinha (Record-POR)
- Análise dos favoritos -
França, Espanha e Alemanha, nesta ordem, são os principais candidatos ao título. A França porque, mesmo sem Benzema e Varane, tem um grupo de altíssima qualidade. Além disso, as vitórias na Euro-84 e na Copa-98 demonstraram que os Bleus cresce muito quando atuam em casa.

Em relação a Espanha, o fato de não perder um jogo em fases finais do Europeu desde 2004 diz quase tudo sobre o potencial desta seleção. A Alemanha é campeã do Mundo e só por isso terá de fazer parte do lote dos favoritos.

- Análise de possíveis zebras - Bélgica, Croácia e Eslováquia. A Bélgica está condenada a ter sucesso numa grande competição. É apenas uma questão de tempo, porque esta geração – com Hazard, Courtois, Witsel, De Bruyne, Ferreira-Carrasco, Mertens ou Lukaku – tem tudo o que é preciso para ficar na história. A Croácia reúne também um grupo de jogadores muito acima da média, com destaque para dois craques que brilham em Espanha: Modric (Real Madrid) e Rakitic (Barcelona).

Por fim, a Eslováquia. A recente vitória fora de casa sobre a Alemanha, em jogo de preparação, foi um aviso muito sério. E vale a pena lembrar que na fase de qualificação fez 22 pontos num máximo de 30. E num grupo do qual fazia parte… a Espanha!

- Palpite sobre o campeão e o artilheiro - França. Tem uma “infinita” variedade de soluções. Podem sair cinco jogadores e entrar outros cinco que praticamente não se sente quebra de rendimento. Para artilheiro, aposto em Griezmann, que chega para a competição em um grande momento. Mesmo com a atuação na final da Liga dos Campeões, realizou uma temporada de sonho.


Robert Shaw (jornalista inglês)
- Análise dos favoritos - Alemanha e França merecem ser favoritos. O país-sede caiu numa chave bem favorável. Tem um meio de campo talentoso e o técnico Didier Deschamps, alguém que já sabe o gosto de triunfar em casa.

Já a Alemanha parece ter o elenco mais equilibrado de todos, mas seria possível mesmo redescobrir o espírito que demonstrou no Brasil há dois anos(ainda mais sem Philippe Lahm)? Derrotas para a Irlanda e Inglaterra em casa tem sido preocupantes.

Apesar uma seca de 50 anos desde o último (e único) titulo internacional, a Inglaterra pode surpreender turbinada pelo sucesso de Leicester City e Tottenham. Alem de atacantes como Kane e Vardy, o coringa para Roy Hodgson seria Marcus Rashford, desconhecido até uma onda de gols para Manchester United nos últimos meses da temporada.

- Análise de possíveis zebras - Um grupo modesto pode facilitar a vida da Islândia, uma presença romântica na França, cortesia de decisão polêmica de aumentar o numero de participantes de 16 a 24. Ainda assim, é bem difícil imaginar a Islândia pescando uma vaga além das oitavas.

O Pais de Gales tem chance de ser conhecido pelo futebol além do rúgbi. Já passou muito tempo desde que os galeses dificultaram a passagem do Brasil em 1958, mas a táctica basíca "Ball to Bale" pode render frutos. Republica Tcheca e Suiça também são zebra possíveis.


- Palpite sobre o campeão e o artilheiro - Aposto na Inglaterra e creio que a artilharia ficará entre Thomas Müller e Cristiano Ronaldo.

Ibra sempre está cotado entre os artilheiros (Foto: Jonathan Nackstrand / AFP)

Bertrand Blais (L'Équipe - FRA)
- Análise dos favoritos - Meu favorito é a França, por 2 motivos: joga em casa, e isso é vantagem até para os times "pequenos", então para os "grandes" também ; está com uma ótima geração, com jovens promissores (Martial, Coman, Pogba), jovens já confirmados (Griezmann, Kanté) e jogadores mais experientes (Lloris, Koscielny, Evra, Matuidi)

A Alemanha é favorita também, por razões óbvias. Ótima geração, querendo entrar na historia conquistando a Eurocopa depois da Copa do Mundo. Os alemães sempre demostram muito comprometimento com a camisa nacional, e não é o caso de todas as equipes. A seleção francesa por exemplo, as vezes peca neste quesito.

A Espanha também está neste bolo. Acho que o Del Bosque convocou muito bem, deixou o Diego Costa em casa para apostar de vez no excelente Álvaro Morata; ele provavelmente vai titularizar o De Gea no lugar do decadente Casillas, chamou o Bellerín, o Lucas Vázquez, o Nolito, o Aduriz, jogadores que vão obrigar os habituais titulares a sair da zona de conforto. Imagino que o time esteja mordido para apagar a péssima impressão deixada no Brasil.

- Análise de possíveis zebras - Eu não sei se podemos colocar a Inglaterra na turma das zebras, mas este time é muito promissor. Tudo bem que com eles é sempre a mesma coisa, mas desta vez poderia mesmo dar certo!

A Áustria e o País de Gales me parecem chegar muito bem na França. Estão em grupos abertos, onde podem razoavelmente almejar a segunda colocação. Os jogadores serão motivados demais porque são raramente classificados para as fases finais dos torneios. Dois times fechados em torno de um líder técnico incontestavel (Alaba e Bale), times entrosados e que chegam inteiros porque os titulares desses times não são protagonistas nos grandes times do continente. Sem pressão negativa de obrigação de resultados ainda...

- Palpite sobre o campeão e o artilheiro - Meu palpite é a França campeã! Já a artilharia ficará entre Giroud (França), Lukaku (Bélgica) e Ibrahimovic (Suécia).

Fernando Kallás (AS- Espanha)
- Análise dos favoritos - A grande favorita é a França. As pessoas parecem que se esqueceram da Copa que a França fez, perdendo num jogo duríssimo contra a campeã Alemanha. E esse time hoje é melhor que aquele, mesmo sem Benzema. Griezmann e Payet fizeram uma temporada fantástica. Jogando em casa então, tem que ser favorita.

- Análise de possíveis zebras - A Espanha pode ser considerada azarão? Depois da Copa do Mundo desastrosa e de perder pra Georgia dias antes da estreia, o pessimismo é geral aqui na Espanha. Grupo duro. Turquia sempre é forte e Croacia tem Modric, Kovacic, Rakitic, Mandzukic... Mas eu acho que a Espanha vai surpreender e vai jogar bem, com chances de surpreender a anfitriã.

- Palpite sobre o campeão e o artilheiro - Eu tô há dois anos apaixonado por esse time da França. E seria uma loucura mudar de opinião agora. Eles ganham e com autoridade, com Griezmann de artilheiro porque o grupo é relativamente fácil na primeira fase.