Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

João Carlos celebra fase artilheira em Portugal e sequência no Académica Coimbra

Brasileiro ex-Fluminense é responsável por mais de 50% dos gols do time na Liga e se firmou após rodar por alguns clubes no Brasil e fora

João Carlos, ex-Fluminense, é artilheiro do Académica Coimbra (Foto: Divulgação)
Escrito por

Ex-Fluminense e atualmente no Académica Coimbra, time da segunda divisão de Portugal, o atacante João Carlos está em destaque na Europa. Com 13 gols em 25 jogos na Liga 2 portuguesa, o brasileiro é o artilheiro da competição e colocou 52% das bolas na rede de sua equipe até o momento. No último final de semana, ele marcou novamente no empate por 3 a 3 diante do Porto B, fora de casa.

- O treinador e a equipe me passam muita confiança. Eles acreditam em mim. A bola chega toda hora. Eu acordo todo dia pensando em fazer gols ou em participar de jogadas que saiam gols. Atacantes vivem de gols e eu não posso pensar em outra coisa a não ser estar envolvido nos gols do time. Preciso ajudar meu time a sair da posição incômoda que se encontra - explicou.

O camisa 50 tem mais que o dobro de gols do vice-artilheiro do time, o português Traquina, com cinco. Ele também lidera em chances criadas, com 21, e é quem mais arrisca chutes ao gol, com 29, cerca de 47% do total do time na Liga Portugal 2. Com relação aos gols, já marcou de cabeça, de perna esquerda, direita, de fora da área, de arrancadas do meio-campo, limpando todo mundo até gol.

- Treino e me cuido muito. Pratico muitas finalizações após as sessões de treinos aqui em Portugal. Não estou pensando muito nas estatísticas individuais, penso todo dia em ajudar cada vez mais a minha equipe a sair da posição que se encontra. Se eu puder fazer gol de orelha, eu farei. Como dizia o Dadá Maravilha "Não existe gol feio. Feio é não fazer gol" - afirmou.

O Académica Coimbra é o último colocado da Liga Portugal 2, com 15 pontos em 25 jogos. João Carlos está há três anos em Portugal. Em sua primeira passagem, no Portimonense, o atacante brasileiro vindo do Fluminense, marcou apenas um gol em 15 jogos disputados. Depois disso, João Carlos foi emprestado a Ponte Preta e CRB mas não brilhou. Em 2020, ele desembarcou novamente em Portugal, no Estoril, também não levando muito brilho. Jogou 16 vezes e balançou as redes adversárias apenas uma vez.

- Tive pouca sequência. Mas não sou de reclamar. Trabalho muito. Treino demais. Sou ambidestro, todos os clubes por onde passei, sempre ficava treinando finalizações, faltas e pênaltis. Seja de perna de esquerda ou direita. Graças a Deus, estou indo bem aqui no Academica. De fato, é a melhor temporada da minha carreira. Mas tenho muita coisa ainda para evoluir.

João Carlos já entrou em campo nesta temporada 28 vezes e marcou 14 gols, o maior número de participações desde que chegou em Portugal.