Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Itália x Argentina: entenda o que é a Finalíssima, torneio de seleções que retorna após quase 30 anos

Competição reúne os campeões continentais de Europa e América do Sul e foi precursora da Copa das Confederações. Itália e Argentina jogam na próxima quarta-feira

Itália e Argentina lutarão por troféu da Finalíssima em Wembley (Foto: Divulgação)
Escrito por

Está chegando a hora da bola rolar para a Finalíssima, torneio de seleções volta ao cenário nesta temporada. Na próxima quarta-feira, Itália e Argentina se enfrentam no Estádio de Wembley, em Londres, às 15h45 (de Brasília). Mas o que é esta competição? É o que LANCE! mostra a seguir.


A Finalíssima não necessariamente é um novo torneio. Disputado anteriormente em duas edições (1985 e 1993), a competição reúne os campeões da Europa e da América do Sul. Inicialmente, seu nome era Copa dos Campeões Conmebol–Uefa ou Troféu Artemio Franchi, em homenagem ao ex-presidente da entidade do Velho Continente que morreu em 1983, vítima de um acidente de carro.

+ Veja a tabela da Finalíssima

Esta competição era equivalente ao Intercontinental de Clubes, que mais tarde a Fifa reconheceu seus vencedores como campeões mundiais, casos de Santos, Flamengo, Grêmio e São Paulo. Ela também é a precursora da Copa das Confederações, que mais tarde passou a contar com todos os campeões continentais.

Nas duas edições anteriores, os campeões foram França e Argentina. Em 1985, os franceses bateram o Uruguai por 2 a 0, em Paris, enquanto os argentinos levaram o troféu em 1993 depois de vitória nos pênaltis sobre a Dinamarca, por 5 a 4.

+ Vini Jr. protagonista, mas Neymar decepciona: o balanço da temporada dos brasileiros na Europa

Para esta temporada, o acordo aconteceu em setembro do ano passado, quando Conmebol e Uefa se uniram e decidiram criar um conjunto em Londres. O torneio valerá também por mais duas edições, após as Copas Américas e Eurocopas de 2024 e 2028.