Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
Itália
escudo default
1
1
escudo default
Espanha

Itália vence a Espanha nos pênaltis e avança para a final da Eurocopa

Após jogo equilibrado em Londres, Azzurri leva a melhor na disputa por pênaltis e aguarda Inglaterra ou Dinamarca para a decisão do próximo domingo, de novo em Wembley

Itália chegou em sua quarta final de Eurocopa na história (Foto: MATT DUNHAM / POOL / AFP)
Escrito por

A Itália é a primeira seleção na final da Eurocopa 2020. Nesta terça-feira, a Azzurri venceu a Espanha nos pênaltis por 4 a 2, nas semifinais, para garantir a vaga na decisão. No tempo normal, as equipes empataram em 1 a 1, com gols de Chiesa e Morata no Estádio de Wembley, em Londres. 

+ Veja a tabela, os jogos e o chaveamento da Eurocopa


DONNARUMMA SALVA

​Em jogo muito estudado no primeiro tempo, a primeira grande chance foi com a Espanha. Dani Olmo recebeu bola na área, ficou cara a cara com o goleiro Donnarumma, e bateu no canto. O arqueiro italiano caiu bonito para fazer uma grande defesa e evitar o gol espanhol.

Donnarumma mostrou grande poder de reação para evitar o gol (Foto: JUSTIN TALLIS / AFP)

BOLA NA TRAVE
No último lance do primeiro tempo, foi a vez da Itália ter sua melhor chance. Insigne recebeu na esquerda, tocou para Emerson Palmieri, que soltou uma bomba. A bola explodiu no travessão do goleiro Unai Simón e assustou o torcedor espanhol.

Emerson Palmieri fez grande primeiro tempo pela seleção italiana (Foto: ANDY RAIN / POOL / AFP)

+ Nasser Al-Khelaïfi completa 10 anos no comando do PSG! Veja sua fortuna, os maiores investimentos e possíveis chegadas

GOLAÇO

No segundo tempo, as duas equipes se lançaram ao ataque e o jogo ficou muito aberto. Aos 15 minutos, Donnarumma defendeu bola na área e ligou contra-ataque rapidamente. Verratti entregou para Insigne, que tocou para Immobile. Laporte foi mais rápido para cortar, mas a bola sobrou para Chiesa. O camisa 14 bateu de chapa sem dar chances a Unai Simón para abrir o placar.

Chiesa marcou seu segundo gol nesta Eurocopa (Foto: FACUNDO ARRIZABALAGA / POOL / AFP)

TUDO IGUAL
A estrela do técnico Luis Enrique brilhou. Após sair atrás no placar, o treinador da Fúria colocou Morata para aumentar o poderio ofensivo e o atacante da Juventus empatou a partida. Aos 35 minutos, o camisa 7 tabelou com Dani Olmo e bateu na saída de Donnarumma para empatar o jogo.

Morata deslocou bem o goleiro antes de empatar o jogo (Foto: LAURENCE GRIFFITHS / POOL / AFP)

PRORROGAÇÃO
Na prorrogação, a Espanha dominou os 15 minutos iniciais, criou duas boas chances, mas não conseguiu balançar as redes de Donnarumma. Na etapa final, Berardi chegou a marcar para a Itália, mas a arbitragem assinalou impedimento do camisa 11.

Prorrogação teve chance para os dois times (Foto: ANDY RAIN / POOL / AFP)

PÊNALTIS
Na decisão por pênaltis, a Espanha perdeu duas cobranças e a Itália desperdiçou apenas uma. Belotti, Bonucci, Bernardeschi e Jorginho fizeram para a Itália, enquanto Locatelli perdeu. Gerard Moreno e Thiago Alcântara fizeram para a Espanha, mas Dani Olmo e Morata erraram.

Itália vai em busca do bicampeonato europeu (Foto: CARL RECINE / POOL / AFP)

FINAL
Agora a Itália espera o vencedor do duelo entre Inglaterra e Dinamarca, que acontece nesta quarta-feira, pela outra semifinal, para saber quem enfrentará na final. A decisão da Eurocopa acontece no próximo domingo, às 16h (de Brasília), no Estádio de Wembley, em Londres.