Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
Itália
escudo default
0
1
escudo default
Macedônia do Norte

Com gol no fim, Macedônia do Norte vence e Itália está fora da Copa do Mundo pela segunda vez consecutiva

Com gol nos acréscimos, Macedônia do Norte é letal e avança para enfrentar Portugal

Itália não se classifica para a Copa do Mundo pela segunda vez consecutiva (Foto: ALBERTO PIZZOLI / AFP)
Escrito por

O raio caiu duas vezes no mesmo lugar. Quatro anos depois de ficar de fora da Copa do Mundo da Rússia na repescagem, a Itália novamente está fora da Copa do Mundo, dessa vez a do Qatar. Nesta quinta-feira, a Azzurra perdeu para a Macedônia do Norte por 1 a 0 em partida válida pela semifinal da repescagem das Eliminatórias Europeias.

O gol saiu nos acréscimos do segundo tempo, com requintes de crueldade, quando o atacante Trajkovski acertou um belo chute de fora da área, sem chances para o goleiro Donnaruma. Esta é a primeira vez na história da Azzurra em que não se classifica para dois mundiais consecutivos.

Com o resultado, a Macedônia do Norte enfrentará na final da repescagem Portugal, de Cristiano Ronaldo, na próxima terça-feira (29), no Estádio do Dragão. Quem vencer, garante uma vaga para a próxima Copa do Mundo no Qatar. Os macedônios nunca jogaram a competição e tentam a classificação pela primeira vez na sua história.

INÍCIO FORTE
Em casa, a Itália fez o que dela se esperava nos primeiros minutos de jogo. Superior tecnicamente, a Azzurra foi pra cima da Macedônia do Norte e chegou a ter mais de 70% de posse de bola. A melhor chance ficou com Berardi, quando o goleiro Dimitrievski saiu jogando errado com os pés. O atacante italiano, com gol aberto, chutou fraco e deu chance do goleiro se recuperar no lance e evitar o pior. Dimitrievski, inclusive, foi o grande nome da primeira etapa com defesas decisivas para o empate ao intervalo.


RETRANCA PODEROSA
Na etapa final, mais do mesmo. A Itália seguiu dominante na partida e colocando a Macedônia praticamente com as linhas dentro da própria área. A Azzura teve nada menos do que 32 finalizações na partida, mas apenas cinco chutes certos no gol defendido por Dimitrievski. Foram inúmeras chances perdidas por erros técnicos e decisões ruins. E o roteiro do futebol é claro...

QUEM NÃO FAZ, LEVA (E FICA DE FORA DA COPA DO MUNDO)
Quando o jogo se encaminhava para uma prorrogação, que já seria um feito enorme para os visitantes, veio o grande momento da história da seleção da Macedônia do Norte. Aos 47 minutos do segundo tempo, Trajkovski acertou um belo chute de longa distância, Donnarumma pulou atrasado e a bola morreu no cantinho. Festa para os visitantes e clima de velório para os italianos presentes no Stadio Renzo Barbera, em Palermo. Filme repetido quatro anos depois.