Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Infantino quer implantar o uso de vídeos já na Copa do Mundo de 2018

Ideia é que recurso seja utilizado somente em lances cruciais da partida

Infantino em encontro entre executivos da entidade nesta quarta-feira (Foto: Christophe Archambault / AFP)
Escrito por

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, pretende usar já na Copa do Mundo de 2018 vídeos para evitar erros de arbitragem durante a competição. O mandatário da entidade afirmou que o recurso dos replays pode auxiliar em lances de gols, pênaltis e até cartões vermelhos.

- Não vai resolver todas as questões que envolvem arbitragem, mas isso vai ajudar os juízes a evitarem erros graves. Estamos falando sobre isso há 50 anos e apenas agora começamos a fazer os testes. Vamos experimentar e cometer erros, mas os primeiros resultados são positivos e realmente espero que em 2018 ajude os árbitros na Copa do Mundo - disse o presidente, à "Reuters".

Para utilizar o recurso, os árbitros terão à disposição um monitor à beira do campo.

- Teremos um árbitro em frente a um monitor que acompanha a transmissão e no intervalo de dois, três ou quatro segundos pode aconselhar o juiz de campo se ele for consultado ou se ele não tiver visto um erro grave.

O uso de vídeo foi aprovado pela International Board (Ifab) em março. No último mês, o órgão que rege as leis do futebol fez mais testes práticos para implementar de vez o uso do recurso no esporte.

Estiveram presentes, na ocasião, representantes da Fifa, da Ifab e dos 11 países que demonstraram interesse: Brasil, França, Alemanha, Itália, México, Holanda, Portugal, Qatar, Estados Unidos e Bélgica e Austrália.