Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Imprensa espanhola destaca mudanças do Barcelona de Setién

Número de passes trocados impressiona, assim como precisão e posse de bola. Mudança no esquema tático em apenas quatro dias de treinos também chamou atenção

Quique Setién promoveu mudanças na sua estreia como treinador do Barcelona (LLUIS GENE / AFP)
Escrito por

No último domingo, o Barcelona ganhou do Granada por 1 a 0 no Camp Nou, mas as câmeras estavam focadas na área técnica: era a estreia de Quique Setién no comando do time culé. Nesta segunda, a imprensa espanhola destaca diversos pontos novos que o comandante já tentou implementar após quatro dias de treinamento. O que se viu em campo foi um domínio total dos mandantes em termos de posse de bola e uma mudança no esquema tático.

Um dos aspectos que mais chamou atenção foi o número de passes feitos durante a partida. O Barça chegou na marca dos impressionantes 1005 trocas de bola. A última vez que os catalães haviam conseguido tal feito foi em novembro de 2012 quando Tito Vilanova era o treinador dos culés. Esse é um sinal de que o famoso “tik tak” pode estar voltando à Barcelona, mas com o carimbo de Setién. Além disso, a precisão dos passes foi de 91% e a posse da pelota de 83% ao final da partida.

O esquema tático também sofreu algumas mudanças. Foi possível observar que durante a partida, quando o time possuía a bola, a equipe jogava com três zagueiros (Sergi Roberto, Pique e Umtiti) e variava o meio e o ataque. Na área central, Busquets, Vidal e Rakitic eram fixos, podendo ter o auxílio de Alba e Ansu Fati, mas os dois eram coringas e também se alinhavam na frente com Messi e Griezmann. No momento sem bola, o lateral esquerdo voltava para recompor e fazer uma linha de quatro na defesa.

Além disso, Setién começou a formação com seis jogadores formados na base do clube e ao longo dos 90 minutos, utilizou oito ao todo. Riqui Puig foi a novidade dentre eles, pois o jovem fez sua estreia e participou da jogada do gol iniciando o lance com um roubo de bola. O treinador também derrubou um tabu pessoal que nunca havia vencido seus primeiros jogos nas suas passagens anteriores por clube ou seleção. Nesta quarta-feira, os catalães enfrentam o Ibiza pela Copa do Rei e será possível observar o novo Barcelona em campo.