Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Ídolo do Bayern de Munique, Lahm anuncia sua aposentadoria

Lateral-direito com mais de 500 jogos pelo clube vai jogar até o fim desta temporada

ADRIAN DENNIS / AFP
Escrito por

Um dos maiores ídolos da história do Bayern de Munique e da seleção alemã, o lateral-direito Lahm está em sua última temporada como jogador profissional. Aos 33 anos e com mais de 500 partidas pelo clube bávaro, ele tem contrato até 2018, mas resolveu pendurar as chuteiras antes disso, e anunciou nesta terça-feira.

- Eu disse à diretoria que vou parar de jogar futebol ao fim desta temporada. Penso que é o momento certo de fazer isso. Vejo o meu estilo de liderança de dar tudo, todos os dias. Todos os treinos, todos os jogos. Sou capaz de continuar até o fim da temporada. Mas não depois disso. Por isso, decidi parar - disse o craque após a vitória do Bayern por 1 a 0 sobre o Wolfsburg.

O capitão do Bayern de Munique também disse que recusou a oferta de se tornar membro da diretoria. Ele foi convidado para preencher a vaga de diretor esportivo, vaga desde que Matthias Sammer saiu.

- Existiram conversas, que até foram boas. Porém, decidi que não é ainda o momento certo de aceitar o trabalho de diretor esportivo - explicou.

A tendência, desta forma, é que Lahm tire um período sabático no futuro próximo. O lateral-direito, que chegou a jogar como meio-campo em algumas oportunidades nos últimos anos, chegou ao Bayern de Munique em 1995, ainda nas categorias de base. Chegou ao time principal em 2002, e na temporada seguinte foi emprestado ao Stuttgart até 2005.

Pelo Bayern, venceu 20 títulos. Entre eles sete vezes o Campeonato Alemão, uma Liga dos Campeões e um Mundial de Clubes. Pela seleção alemã, jogou as Eurocopas de 2004, 2008 (vice-campeão) e 2012. Jogou as Copas do Mundo de 2006, 2010 e 2014. No Brasil conquistou o seu único troféu pela equipe, sendo o capitão, e deixou deixá-la logo depois.