Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Ex- Galo brilha no exterior e tem média de gols de galáctico

Idolatrado em país da Ásia, Cezar está com mesmo 1,04 gol/jogo de Cristiano Ronaldo, do Real Madrid. Atleta do Yangon United está com 105 gols em 101 partidas

"Cristiano Ronaldo da Ásia" reconhece que futebol em Myanmar ainda tem bastante amadorismo (Foto: Divulgação)
Escrito por

O faro de gol de Cristiano Ronaldo ganhou um concorrente à altura no quesito de média de gols por partida no cenário internacional. Atuando no modesto campeonato de Myanmar, na Ásia, o brasileiro Cezar, do Yangon United, está atualmente com a mesma média fantástica de 1,04 gol/jogo do craque do Real Madrid (que tem 326 gols em 313 partidas).

Atacante do elenco campeão da Série B pelo Atlético-MG, Cezar chegou ao país em 2012, e já marcou 105 gols em 101 partidas. Além disto, obteve uma série de conquistas e feitos:

- Nosso time é o melhor do país, tem muitos jogadores de qualidade. Eu fui três anos seguidos artilheiro e campeão nacional, e completei a marca de 100 gols com a camisa do Yangon em apenas 97 jogos - revelou, à ESPN.

Pelo clube, ele já sagrou-se campeão das edições de 2012, 2013 e 2015 da MNL League. Pouco lembrado no Brasil, onde defendeu também clubes como Botafogo-SP, CRB, Red Bull Brasil e Monte Azul, Cezar é reverenciado no país. O jogador de 29 anos agradece o carinho dos fãs, e conta um pouco da rotina em Myanmar:

- Eles me chama aqui de Siadi, que na língua deles significa "o melhor". Dizem que sou o melhor jogador do país, sempre me chamam assim. Eles têm respeito e carinho por mim. Gosto muito dos meus companheiros, sei das dificuldades que eles passam e tento ensinar aos mais jovens o pouco que sei no dia a dia.

Questionado sobre o nível do campeonato local, o atacante reconhece que há uma série de limitações. Inclusive, no amadorismo dos clubes:

- Aqui no país falta profissionalismo, o pessoal ainda é meio amador, você vê coisas que nem no juvenil acontecem no Brasil, por exemplo. Mas creio que com o tempo futebol vai evoluir e crescer. Tailândia e Malásia eram assim, hoje já melhorou. Eles são profissionais só desde 2009, mas estão trazendo jogadores e dirigentes para fazer o futebol crescer.

Cezar contou até uma situação que costuma ser controversa em outros centros do futebol, mas é corriqueira no Yangon United

- Quando vamos jogar fora, na maioria das vezes tem três jogadores que vão sempre embriagados, chegam ao aeroporto de ressaca (risos). Mas na hora jogo eles vão muito bem. Aqui é a cultura deles, gostam de beber muito. Não depende de ganhar ou perder, mas sempre depois do jogos vão beber. É o costume do país, temos que respeitar, né? (risos).

Alheio às situações que assolam a MNL League, Cezar prossegue na busca de gols. E a torcida do Yangon United mantém o otimismo para que ele mantenha a média galáctica.