Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Futebol francês tenta retomar a rotina e superar o medo

Bola voltou a rolar na sede da próxima Eurocopa após os atentados da sexta-feira 13

Pânico tomou conta do Stade de France na última sexta-feira (foto:AFP PHOTO / FRANCK FIFE)
Escrito por

A França tenta cicatrizar algumas incômodas feridas uma semana após os ataques terroristas em pontos cruciais de Paris. Como está atrelado à
indústria do entretenimento, o futebol não passou incólume dos fundamentalistas. Uma bomba poderia ter explodido dentro do Stade de France e, durante a semana, dois amistosos foram cancelados na Europa (Alemanha x Holanda e Bélgica x Espanha).

O momento é de olhar para frente e tentar vencer o medo. No fim de semana, dez jogos embalam mais uma rodada da Ligue 1. Nesta sexta-feira, a bola rolou na vitória do Nice sobre o Lyon or 3 a 0.


Na última segunda-feira, a Uefa também tratou logo de confirmar a Eurocopa de 2016 na França, afastando a possibilidade de tirar o torneio do país.

O país, claro, vai se reerguendo. A luta é árdua. Mas o futebol quer dar um grande exemplo.

Mulher presta homenagem às vítimas dos atentados (Foto: AFP)


– É fácil perceber que as pessoas estão evitando andar em centros comercias e há o dobro de policiais nas ruas. Não havia clima na partida entre França e Inglaterra. Aquele jogo não deveria acontecer. Mas não podemos deixar com que o medo afete nosso cotidiano e o futebol - disse o zagueiro Hilton, campeão francês pelo Montpellier em 2011-2012.

No coração do país, Paris vive dias de incertezas, porém, ao mesmo tempo, o melhor momento do futebol da cidade, já que o PSG passou a brigar com os gigantes da Europa, sonhar com grandes craques e contar com investimentos bilionários.

Com a palavra: Amir Somoggi - Consultor em Marketing Esportivo e Gestão Esportiva

Inglaterra e França fazem amistoso após terror (Foto: ADRIAN DENNIS/AFP)



"A expectativa para os próximos meses e para a Eurocopa de 2016 é que haja um nível de segurança como nunca aconteceu. Investimentos de infraestrutura, de um treinamento mais intenso para lidar com situação de emergência como a de uma ameaça terrorista tendem a ser o foco dos franceses neste período. Isto também passará pelas medidas que o governo da França estabelecer, que pode mudar radicalmente a rotina em jogos das competições disputadas no país. Mas ter a imagem afetada drasticamente é pouco provável, haja visto que os Estados Unidos foram alvo de terroristas e mantêm um grande público em competições como a Major League Soccer.

Aos olhos do marketing esportivo, ações para destacar o lado positivo do esporte serão cruciais neste momento de união da população. O exemplo disto foi a comoção causada quando franceses e ingleses cantaram 'A Marselhesa' em Wembley"