Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Fora do Mundial, Itália anuncia Roberto Mancini como treinador

Técnico, com passagens por grandes clubes, acertou sua saída do Zenit e assina contrato por duas temporadas com a Federação Italiana

Mancini concederá entrevista coletiva nesta terça-feira (Foto: Divulgação)
Escrito por

A Federação Italiana de Futebol anunciou nesta segunda-feira o nome de Roberto Mancini como o novo treinador da Azzurra. O comandante acertou sua saída do Zenit, da Rússia, e assinou contrato por duas temporadas.

Com passagens por clubes como Lazio, Fiorentina, Inter, Galatasaray e Manchester City, Mancini será apresentado nesta terça-feira, quando já poderá anunciar a lista de convocados para os amistosos contra Arábia Saudita, França e Holanda. O treinador chega para o lugar de Giampiero Ventura, demitido em novembro do ano passado após falhar na tentativa de levar à Itália a mais um Mundial.  Será a primeira vez desde 1958 que a Itália não disputa a Copa do Mundo. O favorito ao cargo era Carlo Ancelotti, que recusou o convite.

Em 2018, a Azzurra fez dois amistosos, contra a Argentina e Inglaterra. Nas duas ocasiões, a seleção foi comandada por Luigi Di Biagio, que estava à frente como interino.

Agora, Mancini terá a missão de resgatar o orgulho do torcedor italiano. Pela primeira vez em 60 anos, a Azzurra não disputará uma Copa do Mundo. A renovação começará pelo gol. Nesta terça-feira, Buffon vai conceder entrevista coletiva na qual deve anunciar sua despedida dos campos.

Mancini pela Inter de Milão (Foto: Marco Bertorello / AFP)

Mancini é crítico em relação à presença dos "oriundi" - descendentes de italianos nascidos em outros países. Desta forma, jogadores brasileiros, como Jorginho e Éder, que foram convocados por outros comandantes, podem ficar fora das próximas convocações da Azzurra. Por outro lado, a chegada do técnico pode promover o retorno de Mario Balotelli, que vive boa fase no Nice e já foi seu atleta na Inter de Milão e Manchester City.

A estreia de Mancini será contra a Arábia Saudita, no dia 28 de maio, em Saint Gallen, na Suíça. No dia 1° de junho, o adversário será a França, em Nice. Por fim, pega a Holanda no dia 4, em seu primeiro jogo diante da torcida italiana, em Turim.

Em sua carreira, Mancini conquistou o Campeonato Italiano três vezes, todas com a Inter de Milão. Na Inglaterra, faturou a Premier League com o Manchester City e ganhou a Copa da Turquia com o Galatasaray. O treinador tem também em seu currículo quatro títulos da Copa da Itália (duas pela Inter, uma por Fiorentina e Lazio) e duas Supercopas da Itália.