Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Football Leaks denuncia PSG por racismo nas categorias de base

Clube francês nega acusações de que jogadores eram contratados ou não por conta de suas etnias e afirma que prática foi exclusivamente pelo responsável pelo recrutamento

Campeão francês novamente denunciado pela Football Leaks (Foto: FRANCK FIFE / AFP)
Escrito por

Os documentos da 'Football Leaks' entraram em cena novamente nesta quinta-feira e de acordo com informações divulgadas pelo jornal francês 'Mediapart', o Paris Saint-Germain assinou com jogadores da categoria de base de acordo com a cor de pele. Os casos de discriminação ocorreram no período de 2013 até este ano.

O documento divulgado consta que o jovem jogador da seleção francesa, Yann Gboho, marfinense, deixou de ser contratado pelo clube francês em 2014 justamente por conta de sua origem, já que o PSG obrigava seus olheiros a definirem os jogadores como: 'francês', 'magrebino (norte-africano)', 'africano' e 'das Antilhas'.

Marc Westerloppe, olheiro do Paris Saint-Germain e responsável pela chegada de vários jovens jogadores ao clube francês, afirmou na época que recebeu orientação para equilibrar a 'diversidade', já que haviam muitos jogadores africanos e das Antilhas no elenco, e que a diretoria queria mais franceses.

Em nota, o Paris Saint-Germain confirmou o conteúdo dos documentos foram realmente utilizados durante este período, mas que a iniciativa foi totalmente feita de forma individual do responsável pelo departamento de olheiros. Além disso, o PSG afirmou que não concorda com este tipo de ação e que isto não corresponde aos valores do clube.