Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Fifa libera até nove jogadores de outras nacionalidades para Kosovo

Independente da Sérvia desde 2008, país disputará a primeira competição oficial 

Federação de Kosovo comemora entrada na Uefa e na Fifa (Foto: AFP / ARMEND NIMANI)
Escrito por

A Fifa deu autorização para a seleção de Kosovo utilizar até nove jogadores de outras nacionalidades. O país será representado por Fanol Perdedaj, Bersant Celina, Hekuran Kryeziu, Albert Bunjaku, Enis Alushi, Sinan Bytyçi, Vedat Muriç, Erton Fejzullahu e Elbasan Rashan, nomes, inclusive, que já representaram outras seleções.

Quatro destes atletas são de Albânia, que protestou contra a medida. O quarteto disputou a última Eurocopa, na França.

As regras da Fifa afirmam que um jogador não pode defender uma outra seleção caso tenha jogado alguma partida oficial. Porém, como o pedido partiu dos próprios atletas, a entidade liberou a troca.

Reconhecido pela Fifa e pela Uefa em maio, Kosovo disputa as Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2018, o primeiro torneio oficial do país. A seleção está no Grupo I, ao lado de Finlândia, Croácia, Islândia, Ucrânia e Turquia.

Kosovo, que conseguiu a independência da Sérvia em 2008, entrou no órgão europeu na semana passada em votação apertada: 28 a 24. Na entidade mundial foi mais fácil, teve 86% a favor.