Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Fifa discorda de alguns pontos na criação da ‘Superliga’ argentina

Nova estrutura do futebol argentino gera controvérsias na entidade máxima

Lanús é o atual campeão argentino (Foto: Alejandro Pagni / AFP)
Escrito por

De Zurique, a Fifa acompanhou com atenção a aprovação da "Superliga" que cuidará do Campeonato Argentino. A federação internacional se mostrou contrária a alguns pontos do acordo e pode até vetar a nova estrutura durante a próxima semana, quando uma comissão regularizadora estará no país. Em seguida, a entidade máxima se pronunciará oficialmente a respeito do modelo aprovado na noite da última quarta-feira.

Segundo o jornal "La Nación", a indefinição do presidente, os direitos cedidos pela AFA à "Superliga" sem tempo determinado e a confirmação de um tribunal único a cargo de um mandatário foram as principais divergências da Fifa com a nova organização do futebol argentino.

A Superliga apresentará o estatuto na próxima semana, após passar pelo crivo de um órgão de Justiça do governo federal.

- De forma nenhuma a Fifa pode aprovar essa resolução defeituosa. É preciso revisar artigo por artigo para chegar a um estatuto final adaptado ao futebol internacional - disse, ao jornal argentino, uma fonte ligada à Fifa.

Os clubes argentinos serão responsáveis pela Primeira e Segunda Divisões do Campeonato Argentino por meio de uma "Superliga". Com a finalidade de livrar o futebol do país da crise, a resolução foi acertada na quarta-feira, após votação que contou com dirigentes e federações regionais.

A AFA (Associação de Futebol Argentino), por sua vez, será responsável pelos demais campeonatos e pela seleção.