Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

‘Estamos tristes, mas continuaremos a nos fortalecer’, diz Dudamel sobre eliminação da Venezuela

Treinador destaca geração promissora que tem nas mãos, diz que não fará mudanças 'de cabeça quente' e fala sobre lembrança que fica do torneio: 'O caráter dos atletas'

Rafael Dudamel diz que 'Vinotinto' demorou a ter tranquilidade em campo (Foto: Vinícius Faustini)
Escrito por

A sensação de que a Venezuela sai fortalecida mesmo com a eliminação nas quartas de final da Copa América marca Rafael Dudamel. Em entrevista coletiva nesta sexta-feira, após a derrota por 2 a 0 para a Argentina, no Maracanã, o treinador destacou o empenho mostrado no torneio:

- Vi jogadores com caráter, com respeito, lutando muito. Este é um momento de amargura e não podemos cercar de incertezas por causa de uma derrota.

Em seguida, projetou a seleção "vinotinto":

- Temos uma grande geração. O processo a longo prazo pode ser muito bom. Desta Copa América, fico com a fortaleza, o valor, o "tesão" mostrado pelos jogadores em campo.

Aos seus olhos, a frustração diante dos argentinos é mais um passo de um longo caminho da seleção:

- Ela vai nos permitir continuar a se fortalecer. A ser competitivos, a ficar mais fortes internacionalmente. Foi isto que comecei quando comecei meu trabalho na Venezuela.

Questionado sobre o que falar a Fariñez, goleiro que falhou na partida, Dudamel foi categórico:

- Que ele deve enfrentar e seguir seu futuro incrível. Não será a primeira partida, nem a última em sua carreira pela Venezuela.  Ele é um extraordinário goleiro, só está em um momento de amargura.

O técnico atribuiu a derrota à falta de tranquilidade:

- Demoramos a ter segurança em campo. Quando vimos, já estava 1 a 0 contra. Não estivemos à altura do que somos capazes. Não desenvolvemos bem. No segundo tempo, voltamos melhor, mas centralizamos demais as jogadas.

Perguntado sobre a semifinal entre Brasil e Argentina, Dudamel disse com serenidade:

- Creio que quem ganha é a competição. Os brasileiros estão felizes que vão encontrar os argentinos.

Ao fim da coletiva, Rafael Dudamel foi aplaudido.