Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Especialistas analisam o momento do Barcelona na Liga Espanhola

Na vitória sobre o Bilbao, time voltou a mostrar pouca inspiração. Analistas comentam o que anda faltando, o que deve ser feito e quem é o favorito ao título: Barça ou Real?

Rakitic celebra o gol que garantiu a sofrida vitória do Barcelona sobre o Bilbao, que valeu a ponta provisória (AFP)
Escrito por

O Barcelona voltou a vencer no Espanhol. Um triunfo chorado por 1 a 0 sobre o bom time do Athletic Bilbao, no Camp Nou, sem público (protocolo de segurança por causa da Covid-19). Assim, reassumiu a liderança da Liga, pelo menos até o fim do jogo do Real Madrid contra o Mallorca, nesta quarta-feira. Se os Merengues vencerem, voltam à ponta. Mas o futebol da equipe catalã mais uma vez deixou a desejar, como ocorreu em muitos jogos da temporada antes da interrupção por causa da pandemia e no empate em 0 a 0 com o Sevilla na semana passada. Embora o Barça tenha feito um gol e pudesse até golear se não lamentasse as duas chances perdidas de Messi e uma bola na trave de Fati no último lance do jogo, a verdade é que o time nem em sonho consegue repetir o bom futebol da era Guardiola e Luis Enrique.

Por isso, fica a dúvida. Será que o time tem cacife para sagrar-se campeão ou será atropelado pelo Real Madrid? Os madridistas entraram na rodada na liderança e têm tudo para voltar ao primeiro posto, já que nesta quarta-feira enfrentam um Mallorca que está na posição 18, lutando para não ser rebaixado.

- Vejo o Barcelona com os mesmos problemas de jogo que o time demonstrava quando era dirigido pelo Ernesto Valverde (NR: demitido em janeiro) que foi responsabilizado pelos defeitos coletivos que o Barcelona apresentou nas últimas temporadas. Em termo de jogo o esquema se repete com Setién, que tem outra ideia tática, mas não teve tempo para aplicá-las, muito por causa da pandemia. Mas o fato é que os defeitos se repetem e, quando Messi não está inspirado, o time sofre muito - comenta André Kfouri, da ESPN Brasil.

Andre Kfouri vê o Real Madrid com um leve favoritismo rumo ao título.

- Não acho que o Real tenha atuações brilhantes, mas vem sendo mais eficiente do que o Barcelona e a tabela restante é um pouco menos difícil. Não cravo que o Real vá vencer todos os jogos, mas desde o recomeço da Liga, o time de Madri tem sido mais competente e em caso de empate em pontos ele leva vantagem, isso tem de ser considerado.

Para ilustrar o comentário, eis abaixo os jogos que restam para cada equipe:

Barcelona - Celta (décimo sexto colocado, fora); Atlético de Madri (terceiro, em casa);  Villarreal (sexto, fora), Espanyol (último, em casa), Valladolid (décimo quinto, fora), Osasuna (décimo segundo, em casa) e Alavés (décimo terceiro, fora).

Real Madrid - Mallorca, (hoje, décimo oitavo colocado, em casa); Espanyol (último, fora), Getafe (quinto, em casa), Bilbao (décimo, fora); Alavés (décimo terceiro, casa); Granada (décimo, fora), Villarreal (sexto, em casa) e Leganés (décimo nono, fora).

Na Espanha

Para Juan Cruz, colunista do 'Diário AS', o Barcelona segue dependendo de Messi e, desta vez, contra o Bilbao, o time jogava sem emoção, só melhorando e ganhando velocidade depois  que três reservas entraram em campo - Ansu Fati, Riqui e Rakitic - para auxiliar o jogo ofensivo do argentino.

- Está claro que o craque tem uma dificuldade cada vez mais visível para garantir as vitórias do Barcelona e isso reduz a chance de conquista do título.

Sergi Solé, redator-chefe do 'Mundo Deportivo', é mais otimista. Mas crê que o treinador Setién precisará apostar nos jogadores mais jovens como Ansu Fati e Riqui, garotos que deram novo fôlego a um time "messidependente".

- Para o Barcelona chegar ao título, é hora de dar espaço para a esperança, que são os garotos. Tenho certeza que, para poupar os medalhões, os meninos entrarão na próxima rodada, contra o Celta. Mas quero ver isso em jogos como o da semana que vem, contra o Atlético de Madrid.