Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Espanha conta com tropeço da Itália e se garante na Copa do Mundo

Por outro lado, Azzurra ficou no empate com a Macedônia e vai disputar a repescagem

Jogadores comemoram um dos gols da Espanha (Foto: Jose Jordan / AFP)
Escrito por

A Espanha carimbou o seu passaporte para a Copa do Mundo. Nesta sexta-feira, a equipe goleou a Albânia por 3 a 0, em Alicante, e sacramentou sua vaga na competição ao garantir a liderança do Grupo G. A repescagem ficou com a Itália, que tropeçou em Turim e ficou no empate em 1 a 1 com a Macedônia. Em jogo para cumprir tabela, Israel bateu Liechtenstein por 1 a 0, fora de casa.

Com a vitória, a Espanha foi a 25 pontos, contra 20 da Itália, faltando apenas uma rodada. Albânia (14), Israel (12), Macedônia (7) e Liechtenstein (0) não têm chances de ir à Copa do Mundo.

Na última rodada, a Espanha visita Israel, enquanto a Itália encara a Albânia. Macedônia x Liechtenstein completam a chave.

Em campo, a Espanha não tomou conhecimento da Albânia e não sentiu os desfalques de Carvajal, Morata e Iniesta. Isco manteve a boa fase e comandou o meio de campo, dando passes importantes e chegando com muito perigo ao gol adversário.

Isco foi um dos grandes nomes da Espanha (Foto: Jose Jordan / AFP)

Com grande volume de jogo, a Espanha teve uma boa chance com Rodrigo, que cabeceou perto do gol bola cruzada por Isco. A dobradinha voltou a aparecer com mais precisão aos 15 minutos. O meia do Real Madrid tocou no alto para o hispano-brasileiro, que dominou no peito e mandou para o fundo da rede. 

Os espanhóis passaram a colecionar excelentes chances. Sergio Ramos obrigou Berisha a excelente defesa. O goleiro, contudo, nada pôde fazer quando Isco recebeu de Koke na área e finalizou bonito para fazer o segundo.

Em lance isolado no ataque, a Albânia assustou De Gea. Llullaku acertou a trave do goleiro do Manchester United. Em seguida, a Espanha chegou ao terceiro. O estreante Odriozola cruzou da direita na cabeça de Thiago Alcântara, que não perdoou. A Fúria teve ainda mais oportunidades para ampliar, mas a bola teimou em não entrar nos minutos finais da etapa inicial.

Com a classificação para a Copa do Mundo praticamente assegurada, alguns jogadores começaram a forçar o cartão amarelo e, consequentemente, ficar fora do último jogo, contra Israel. Foram os casos de Piqué e David Silva, que não viajam para Haifa.

Piqué recebeu vaias e aplausos ao sair (Foto: Jose Jordan / AFP)

No segundo tempo, a Espanha seguiu soberana e obrigou o goleiro Berisha a ótimas intervenções, como em cabeçada de Koke e em chute de Rodrigo. Alba também chegou com perigo e mandou para fora. Os espaços também eram vistos na defesa da Fúria. Sadiku perdeu duas boas chances. Em uma delas o albanês acertou a trave.

Com cartão amarelo, Piqué foi substituído. Por conta de sua posição a favor da Catalunha, o zagueiro recebeu um misto de vaias e aplausos ao sair de campo para dar lugar a Nacho. Nada que abalasse a confiança da Espanha, que controlou o jogo na reta final da partida e já pode comemorar matematicamente o seu lugar na Copa do Mundo.

ITÁLIA TROPEÇA E VAI PARA REPESCAGEM

Em Turim, a Itália jogou mal e frustrou os planos da torcida, que lotou o Estádio Olímpico de Turim. A Azzurra ficou no empate em 1 a 1 com a Macedônia e vai ter que disputar a repescagem das Eliminatórias para Copa do Mundo. O adversário ainda não está definido. 

Em campo, os italianos não demonstraram inspiração, apesar de o adversário não ter tanta qualidade. Apesar disso, a Azzurra mantinha a posse de bola no campo de ataque, sem muita criatividade. Insigne mostrava mais vontade e conseguia sair da marcação. Em um lance, o jogador do Napoli tocou para Immobile, mas o goleiro Dimitrievski fechou bem o ângulo. A resposta da Macedônia foi perigosa, mas Buffon pegou finalização do experiente Pandev.

Recém-contratado pelo Chelsea, Zappacosta protagonizou um lance bizarro. Em um ataque da Itália, ele apareceu na cara do goleiro, mas pegou de canela e perdeu gol feito. Em seguida, a Azzurra fez o primeiro. Insigne achou Immobile pela esquerda. O atacante da Lazio cruzou e Chiellini apareceu livre para abrir o placar.

Chiellini fez o gol da Itália (Foto: Marco Bertorello / AFP)

A Itália voltou com os mesmos problemas para o segundo tempo. A falta de criatividade era latente e a equipe não conseguia criar lances de perigo. Por outro lado, dava mais espaços à Macedônia, algo que pouco se viu na etapa inicial. Nestorovski perdeu boa chance na cara de Buffon. A apatia em campo foi fatal. Trajkovski recebeu de Pandev, invadiu a área e bateu cruzado para empatar a partida em Turim.

Nos minutos finais, a Itália foi toda pressão e ficou no campo de ataque. Ainda sem inspiração, não conseguiu traduzir a superioridade em gol, ficando no melancólico empate em casa com a Macedônia.

SÉRVIA PERDE E EMBOLA GRUPO

A Sérvia precisava de apenas uma vitória para garantir o seu lugar na Copa do Mundo de 2018 com uma rodada de antecipação. Mas não contava com a boa atuação da Áustria, que fez 3 a 2, em Viena. Mais cedo, País de Gales havia vencido a Geórgia por 1 a 0. Já a Irlanda se mantém viva após bater a Moldávia por 2 a 0.

O grupo D, agora, está muito embolado, com três seleções brigando pela vaga direta e pela repescagem. A Sérvia segue na liderança, com 18 pontos. País de Gales tem 17, contra 16 de Irlanda. Áustria (12), Geórgia (5) e Moldávia (2) já estão fora.

Na próxima rodada, a Sérvia recebe a Geórgia, enquanto País de Gales e Irlanda fazem confronto direto. Moldávia e Áustria apenas cumprem tabela.

Em campo, a Sérvia abriu o placar aos 11 minutos da etapa inicial, com Milivojevik. Não demorou muito para a Áustria empatar com Burgstaller. Na etapa final, a virada saiu com Arnautovic. 

Jogadores comemoram gol de Arnautovic (Foto: Joe Klamar / AFP)

A Sérvia, contudo, não estava morta e voltou a empatar com o volante Matic, do Manchester United. Mas no fim da partida, Schaub fez o terceiro para a Áustria, garantindo a vitória.

Já a Irlanda se mantém com chances após fazer 2 a 0 na Moldávia, com dois gols de Murphy.