Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Emery se derrete por Neymar e diz que tiki-taka é ‘conceito jornalístico’

Em entrevista a jornal espanhol, técnico do Paris Saint-Germain também falou sobre Mbappé: 'Veio pelo atrativo esportivo'

Emery rasgou elogios a Neymar, contratado por 222 milhões de euros em agosto (Foto: AFP)
Escrito por

Unai Emery volta à Espanha na próxima semana. Com passagem de muito sucesso pelo Sevilla, o treinador do Paris Saint-Germain estará em Madri na quarta-feira (14), para enfrentar o Real Madrid, pela ida das oitavas de final da Liga dos Campeões. E, para aquecer o aguardado duelo, concedeu entrevista ao jornal espanhol "Marca". 

Como não poderia ser diferente, Emery foi abordado em profusão sobre Neymar, bastante elogiado e tido como único pelo comandante espanhol. Além da antevisão do confronto do dia 14, marcado para o Santiago Bernabéu, Unai Emery fala sobre Mbappé e polemiza: "Tiki-taka é um conceito jornalístico".

- Estive em Valencia com Villa, Silva, Albiol, Marchena, Baraja... No Sevila, tive Rakitic. E chegando ao PSG, encontro jogadores de primeiro nível também. Se é verdade que Neymar nasceu para ser craque, para que seu talento o fizesse crescer e também o time. Nunca tive um (atleta) como ele, e estou muito agradecido de poder treiná-lo. Neymar fez uma aposta esportiva, saindo da zona de conforto que tinha no Barcelona e deve ganhar este respeito aqui. Está em processo - comentou. 

- Ele tem um grande coração, e as conversas que tive com ele sempre foram positivas. Sempre me disse que veio aqui ajudar, com humildade. No jogo, tem grande responsabilidade, e às vezes até temos que tirar este excesso. Dizemos a ele: "Calma, Ney". Quando o time deve acelerar ou fazer gols, o busca porque tem capacidade. Mas não é bom passar disso. Digo que estamos aqui para ajudá-lo, para que se sinta confortável em campo, e facilitar tudo para que seu talento defina no ataque - completou Unai Emery, ainda sobre Neymar. 

Mbappé soma 15 gols em 30 jogos pelo PSG (Foto: AFP)

Emery também respondeu a respeito de outra estrela do PSG, esta bem mais jovem e em processo de lapidação. A ser comprado junto ao Monaco no fim desta temporada, Mbappé, de 19 anos, viu seu treinador manter os pés no chão quanto ao seu futuro. 

- Não dá para saber onde (Mbappé) vai chegar, mas a expectativa é muito grande (que se torne um grande craque). O Real e o Barcelona queriam Kylian, mas o PSG teve fibra para levá-lo. Acredito que a contratação de Mbappé não se deu pelo quesito econômico, mas, sim, pelo atrativo esportivo - disse Emery, emendando uma opinião sobre "tiki-taka", um sistema caracterizado por passes curtos e movimentação intensa, popularizado pelo Barcelona: 

- O tiki-taka é um conceito jornalístico. Nosso PSG é uma das equipes que, na Europa, mais dão passes em uma partida. Batemos às vezes 800 passes por duelo. Há poucos times que fazem isso. Só analisamos as partidas e vemos que somos mais capazes de chegar ao ataque com trocas de passes.

Por falar em troca de passes, Unai Emery salientou a importância do setor médio no embate com os Merengues, cujo trio Casemiro, Kroos e Modric é tido como o mais técnico do mundo. O técnico do PSG, por sua vez, entronizou uma peça-chave de seu time no setor, que atende por Marco Verratti.

- Marco tem personalidade e queremos que evolua. Nunca será um jogador que faça muitos gols, mas é extremamente vertical e será fundamental no penúltimo passe, sobretudo para encontrar a jogada em espaços vazios.

A primeira partida entre Real Madrid e Paris Saint-Germain será realizada na próxima quarta-feira, às 17h45 (de Brasília), na Espanha. Já a da volta, ocorrerá dia 6 de março, em Paris.