De joia do Flamengo a uma trajetória de cigano no futebol. Hoje aos 29 anos, Bruno Mezenga inicia seu sétimo ano na Turquia, onde defende as cores do Eskisehirspor, da Segundona do país, projetando ainda mais pavimento em sua trajetória no Velho Continente.
Em entrevista ao LANCE!, o atacante contou uma curiosa história na Turquia, em que passou por uma gafe por conta de hábitos locais, aconselhou a atual joia Vinícius Júnior e, ainda sobre o Fla, se animou com um novo retorno ao clube rubro-negro. Ele também falou de sua fase atual e passada.
- Já estou muito bem adaptado aqui (Turquia). Mas a história mais curiosa foi logo no início, quando cheguei à Turquia. Como é hábito no Brasil, após o treino cheguei ao vestiário e tirei a roupa para tomar banho. Assim que me viu fazendo isso, o roupeiro veio correndo para me entregar uma toalha, pois lá, por razões culturais, as pessoas não expõem as partes íntimas na frente das outras. Foi bastante engraçado e só entendi depois, quando ele me explicou - iniciou a conversa.
Mezenga foi campeão brasileiro com o Flamengo em 2009
Na última temporada, a primeira dele no Eskisehirspor e a sexta consecutiva na Turquia, onde já havia defendido o Orduspor e o Akhisar, Mezenga marcou 17 gols e ajudou sua equipe a chegar aos playoffs, porém foram eliminados nos pênaltis e, por isso, não chegaram à elite do futebol local.
- Espero, do ponto de vista individual, mais uma vez ter bons números. Já individualmente só estamos pensando no acesso - prosseguiu.
Como em 2005 a equipe do Flamengo passava por uma escassez de atacante, Bruno Mezenga foi catapultado ao profissional aos 16 anos. Fez pouco sucesso e não alcançou as expectativas. Embora a fase estrutural e técnica do clube carioca tenha melhorado, Vinícius, hoje, passa por um processo símile ao de Bruno, só que com uma diferença considerável: o badalado acerto com o Real Madrid por 45 milhões de euros (cerca de R$ 162 milhões). A antiga promessa, a pedido da reportagem, aconselhou a nova do Ninho do Urubu.
- Ele parece ser, de fato, muito talentoso e tem tudo para brilhar futuramente. O conselho que eu dou é ter paciência, trabalhar bastante e não se deixar levar pela euforia de quem quer que seja. Se ele mantiver o foco, terá grandes chances de chegar longe - opinou Mezenga, completando a respeito do desejo de voltar a vestir a camisa rubro-negra:
- Ficaria muito feliz e honrado se voltasse a ter essa oportunidade, devido a tudo que vivi no Flamengo. Foram doze anos lá dentro, com muitas conquistas e amigos feitos.
CONFIRA OUTROS TRECHOS DA ENTREVISTA
FARIA ALGO DIFERENTE EM 2005?
Não mudaria nada. Sempre dei muito duro para chegar ao profissional. Assim que subi me deram algumas oportunidades, mas infelizmente o time não passava por um momento muito bom. Acho que uma sequência de jogos mais longa poderia ter ajudado. Em 2009, já mais amadurecido, fui bem nas vezes que entrei e pode colaborar com a equipe. De toda forma, tudo que passei desde a minha estreia até a conquista do título nacional em 2009 foi muito importante para que eu tivesse hoje uma carreira sólida.
PARCERIA COM ADRIANO EM 2009
Tive o prazer de conviver e jogar ao lado do Adriano e posso dizer que é uma pessoa do bem. Ajudava os jovens que vinham da base a se adaptar mais rapidamente ao grupo, motivava a todos com sua alegria, além de ter um coração enorme.
E QUANDO ENCERRAR A CARREIRA?
Eu o enxergo ainda no meio do futebol, não sei se atuando ou numa outra função. Espero apenas que esteja desempenhando algo que me permita estar mais próximo da minha família, já que a carreira de atleta acaba por nos afastar um pouco de nossos entes queridos.