Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Empresários vão à Suíça contra regulamentação da Fifa

Entidade planeja regulamentar relação de agentes com clubes e proibir que uma mesma pessoa represente duas partes ou mais em uma negociação. Queixa será prestada

Mino Raiola é usado como exemplo de prática que Fifa pretende coibir (Foto: Divulgação)
Escrito por

Cerca de 120 empresários do mundo do futebol irão se reunir em Zurique, na Suíça, nesta quinta-feira, com o objetivo de apresentar uma queixa contra a Fifa no Tribunal Europeu. E entidade máxima do esporte decidiu por regulamentar a relação de agentes com clubes para que se tenha mais transparência nos negócios realizados. As informações são do site “O Jogo”, de Portugal.

Um dos principais objetivos da instituição é proibir que um mesmo empresário represente duas ou mais partes em uma mesma transação, o que se observa como a grande fonte de rendimento dos intermediários.

Um dos casos que mais chamou atenção nos últimos tempos envolveu o empresário italiano Mino Raiola na transferência de Pogba da Juventus para o Manchester United. O agente, neste episódio, representou as três partes da negociação e embolsou 48 milhões de euros (R$ 226 milhões de reais) dos 102 milhões de euros (R$ 481 milhões de reais) da transferência.

Mike Miller, presidente da Associação de Agente de Futebol, acredita que essa medida irá recair sobre diversos profissionais da área e é contra a intervenção da Fifa.

- A Fifa tomou medidas que, se colocadas em prática, vão retirar do mercado mais da metade dos agentes. E nem sequer chamou nenhum representante dos empresários para essa discussão.

Um recente estudo da entidade revelou que clubes pagaram mais de 2,5 bilhões de euros em comissões para empresários desde 2013.