Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Portugal joga a vida em ‘final’ contra Suíça; França com um pé na Copa

Principal jogo desta terça, que marca o último dia das Eliminatórias da Europa, será entre portugueses e suíços, em Lisboa. Visitantes só precisam de um empate

Portugal precisa vencer para alcançar vaga direta na Copa (Foto: AFP)
Escrito por

O Estádio da Luz, em Lisboa, será palco de um confronto épico pelo Grupo B das Eliminatórias, nesta terça-feira. Às 15h45 (de Brasília), Portugal de Cristiano Ronaldo recebe a Suíça na disputa pela liderança e vaga direta à Copa do Mundo de 2018. Hoje, os suíços lideram com três pontos à frente, estão com 100% de aproveitamento e, por isso, jogam por uma igualdade no marcador. 

Para os portugueses, mais cascudos após o título da Eurocopa-2016, só o triunfo evita a dramática repescagem. O objetivo de atingir o topo da chave está bem claro na cabeça do técnico Fernando Santos, que, ainda assim, espera ver o próximo adversário no Mundial da Rússia.


- Espero e desejo que Portugal se classifique. É isso que quero, mas também espero que a Suíça possa lá estar (na Copa). Foi uma digna representante nas Eliminatórias e será, certamente, uma digna representante na Copa do Mundo - disse o treinador, emendando:

- Sabemos as dificuldades, a Suíça tem uma equipa de grandíssima qualidade e tem dois resultados que são favoráveis [vitória ou empate]. Mas tenho a convicção de que vamos vencer. Temos de ser uma equipa com cabeça e com confiança naquilo que os jogadores são capazes de fazer - completou Santos, que terá Ronaldo e André Silva como principais trunfos ofensivos.

GRUPO A: FRANÇA DEPENDI DE SI E HOLANDA, DE UM 'MILAGRE'

Líder do equilibrado Grupo A, a França está com 20 pontos. A Suécia, logo atrás na segunda posição, está com 19. As duas entram em campo às 15h45 (de Brasília) e, como os adversários são diferentes, os franceses podem até tropeçar que carimbam o passaporte à Rússia. A seleção do técnico Didier Deschamps recebe a Belarus, no Stade de France. Enquanto isso, a equipe comandada por Jan Andersson visita a Holanda. 

França vem de vitória apertada sobre a Bulgária (Foto: AFP)

Com 16 pontos, a Holanda, por sua vez, merece um recorte diferenciado. O time de Robben e companhia, em terceiro lugar, ainda tem chance de ir ao Mundial. Porém terá que operar um milagre na Amsterdam Arena. A vitória diante dos suecos terá que vir por sete gols de diferença - assim, empataria no número de pontos e passaria os rivais no quesito saldo de gols. 

Robben, maior astro da Laranja Mecânica e que já viu a sua seleção de fora da última Euro, já jogou a toalha quanto às Eliminatórias. 

- É doloroso (ficar fora da Copa do Mundo). Infelizmente, faz parte do esporte. Depois do resultado da Suécia (vitória por 5 a 2 frente à Hungria), não podíamos jogar de outra forma a não ser de peito aberto (contra a Bielorrússia), mas vencer por 8 a 0 a Bielorrússia não ia acontecer. E um triunfo de 7 a 0 sobre a Suécia também não. É uma grande desilusão - disse Robben.


GRUPO H: DISPUTA É PELA REPESCAGEM


Nesta terça, outro grupo que trará uma decisão será o H. A Bélgica, já garantida no Mundial, recebe o Chipre. O técnico Roberto Martínez pode, inclusive, promover testes na promissora geração do país. A emoção ficará por conta da disputa pela segunda posição, ou seja, pela repescagem local. 

Bélgica de Lukaku já está na Copa (Foto: Louisa Gouliamaki / AFP)

Com 16 pontos, a Grécia, hoje, é quem teria o direito a uma segunda chance. O adversário dos gregos será Gibraltar, lanterna e zerado até aqui. Caso confirme o amplo favoritismo e lógica, a seleção de Michael Skibbe nem precisará secar Bósnia, terceira colocada, com 14 pontos, e que irá duelar com a Estônia, fora. Cabe destacar que todos os jogos serão realizados às 15h45 (de Brasília). 

TODOS OS JOGOS DESTA TERÇA

15h45 - Bélgica x Chipre (Grupo H)
15h45 - Estônia x Bósnia (Grupo H)
15h45 - França x Belarus (Grupo A)
15h45 - Grécia x Gibraltar (Grupo H)
15h45 - Hungria x Ilhas Faroe (Grupo B)
15h45 - Letônia x Andorra (Grupo B)
15h45 - Luxemburgo x Bulgária (Grupo A)
15h45 - Holanda x Suécia (Grupo A) 
15h45 - Portugal x Suíça (Grupo B)