Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Ederson lembra passado na linha e diz: ‘Poderia jogar no meio-campo’

Aos 24 anos, o goleiro da Seleção vive ótima fase no Manchester City, onde tem a habilidade com os pés sob holofotes maiores 

(Foto: OLI SCARFF / AFP)
Escrito por

O início de Ederson no Manchester City tem sido um sucesso. Além de acumular belas defesas, até em pênaltis decisivos, o goleiro tem chamado a atenção pela facilidade com a bola os pés. E, em entrevista concedida à revista inglesa "Four Four Two", o brasileiro de 24 anos falou a respeito de sua habilidade no chão, inclusive afirmando que "poderia jogar no meio-campo". 

- Poderia jogar no meio-campo. E posso fazer gols de falta também. Quando joguei nas categorias de base do Benfica, sempre me chamavam para jogar no meio-campo se alguém estivesse ausente e nunca passei vergonha. Então, se for necessário, eu assumo esse papel. Não seria fácil, especialmente na Premier League, mas acho que eu aceitaria o desafio - comentou.

- É um talento natural. Sempre me senti confortável com a bola nos pés, e isso ajuda nos jogos. É algo que trabalho desde quando comecei no São Paulo (nas categorias de base), e com o tempo eu tenho treinado para melhorar. Na verdade, marquei vários gols de falta - completou o arqueiro. 

No início de janeiro, já com o Manchester City em disparada na liderança do Campeonato Inglês (hoje, está à frente por 13 pontos), o técnico Pep Guardiola elogiou este predicado de Ederson, além de citar o quesito pessoal. 

- Todos os grandes clubes do mundo precisam não apenas de um bom goleiro, mas de dois, e nós temos (o outro de nível atende por Claudio Bravo). O Ederson é jovem, é um bom rapaz. Estamos mesmo satisfeitos com ele. Não apenas pelas suas defesas, mas pela sua capacidade de evolução. E todos podemos fazer melhor, inclusive o Ederson - analisou Pep. 

Contratado junto ao Benfica por 35 milhões de libras (R$ 147 milhões), em maio de 2017, Ederson possui média de acerto de 85% quanto aos passes por jogo - cerca de 27 toques na normalidade, de acordo com o site "Who Scored".

Por falar em Benfica, Ederson ainda sublinhou o período em que esteve com Júlio César, com quem atuou durante duas temporadas. Seleção Brasileira, na qual tem sido chamado e briga por vaga com Alisson e Cássio, principalmente, foi outro tema abordado na conversa. Confira mais abaixo. 

EXPERIÊNCIA COM JÚLIO CÉSAR

Aprendi muito com ele. Ele tem tanta experiência e passou por tantas coisas. Ele me disse o que ele enfrentou durante a carreira dele e eu tentei absorver tudo que podia, os bons e maus momentos que ele enfrentou. Eu tentei aprender com os erros também, e ele sempre me ajudou. Júlio constantemente me dava conselhos e contribuía muito durante meu tempo como um jogador do Benfica.

SELEÇÃO BRASILEIRA

Todo jogador precisa continuar trabalhando forte, independentemente da situação em seu clube. Acredito que eu preciso manter o que estou fazendo e se eu tiver a oportunidade, preciso jogar tudo que eu posso. No momento, Alisson está muito bem no clube, a Roma, e na Seleção. Na minha opinião, Brasil tem vários talentos na posição. Tite certamente pode dormir tranquilo à noite no que se refere a goleiros.

INFLUÊNCIA DE ROGÉRIO CENI?

Na verdade, não tive. Para ser honesto, isso começou ainda antes de eu ir para o clube (São Paulo). Um dos meus técnicos me encorajou a tentar. No início, eu não queria bater nenhuma falta, mas ele insistiu. Então eu comecei a marcar alguns gols, e tudo mudou. Mas não faço isso mais. City tem vários especialistas nessa área...