Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Duas funções! Veja atletas que foram jogador-treinador durante a carreira

Kompany, zagueiro que estava no Manchester City (ING), será jogador e técnico do Anderlecht (BEL). Rivaldo, Romário e Gullit já desempenharam o mesmo papel

Kompany, Romário e Gullit são exemplo de jogadores-treinadores durante a carreira (Foto: Reprodução)
Escrito por

Casos de jogadores-técnicos não são raros no mundo do futebol. Na última semana, o zagueiro Kompany, após ganhar o título inglês com o Manchester City (ING), anunciou que está indo para o Anderlecht (BEL), clube que o revelou. Ele será jogador e treinador do clube belga, que é um dos mais populares do país europeu.

O LANCE! mostra outros casos de jogadores que não pararam de atuar, mas que mesmo assim, desempenhavam o papel de treinador na beira do campo.

Rivaldo (Mogi Mirim)

Rivaldo foi técnico e jogador do Mogi Mirim (Foto: Reprodução/Twitter)

O meia Rivaldo anunciou a aposentadoria em março de 2014, enquanto jogava pelo Mogi Mirim. O craque, campeão mundial em 2002, começou a desempenhar a função de treinador. Porém, em junho de 2015, Rivaldo voltou aos gramados e atuou como treinador e jogador do clube do interior paulista. Um dado curioso é que Rivaldo chegou a comandar o filho, Rivaldo Júnior, que estava começando a carreira.

Romário (Vasco)

Romário foi técnico e atleta do Vasco em 2007 (Foto: Eduardo Viana)

O baixinho Romário também foi um jogador-treinador. Em 2007, após a demissão de Celso Roth, Romário foi anunciado como técnico do Cruzmaltino. Ele estreou na vitória sobre o América-MEX, pela Sul-Americana. Ele ficou no banco de reservas e ainda entrou na segunda etapa para tentar a classificação, mas não conseguiu.

Acabou saindo antes da final do Carioca de 2008, por divergências com Eurico Miranda, à época presidente do Vasco, que o bancava pelo menos até a final do campeonato estadual.

Roberto Carlos (Anzhi)

Roberto Carlos foi treinador e jogador do Anzhi (RUS)<br>(Foto: Divulgação/Anzhi)

O lateral-esquerdo Roberto Carlos foi anunciado treinador do Anzhi (RUS), em setembro de 2011. O brasileiro passou a ser jogador-treinador do clube russo. Roberto Roberto dividiu o comando do Anzhi com Andrey Gordeyev, que era auxiliar e ficou como interino.

George Weah (Libéria)

Weah foi técnico da Libéria e jogador do Marsella (Foto:Reprodução)

Eleito o melhor jogador do mundo em 1995, o atacante George Weah assumiu a seleção da Libéria em 2001, ao mesmo tempo em que ainda atuava pelo Olympique de Marsella (FRA).

Na sua estreia como treinador, a Libéria derrotou a seleção de Gana por 3 a 1, pelas eliminatórias africanas da Copa do Mundo 2002. Porém, não conseguiu levar à seleção para a Copa do Mundo de 2002. Hoje, Weah é presidente da Libéria.

Ryan Giggs (Manchester United)

Giggs foi jogador e treinador dos Reds (Foto:AFP)

O meia galês Ryan Giggs, acumulou a função de treinador interino do Manchester United em abril de 2014, após a demissão de David Moyes. O jogador comandou os Reds pelas quatro últimas partidas da temporada 2013-14, obtendo 2 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Ele 'se escalou' em uma partida.

Ao final da temporada anunciou sua aposentadoria como jogador e o começo como membro da comissão técnica da equipe principal. Chegou a treinar a seleção do País de Gales.

Gullit (Chelsea)

Gullit treinou e jogou no Chelsea (Foto: Reprodução)

O holandês Rudd Gullit chegou ao Chelsea em 1995, e logo conquistou o carinho da torcida. Em sua segunda temporada nos Blues, passou a fazer também a função de técnico.

Teve sucesso levando o clube londrino - que na época não desfrutava dos badalados investimentos - ao título da FA Cup. Deixou o Chelsea em 1998, mesmo ano em que decidiu se aposentar dos gramados.

Vialli (Chelsea)

Vilalli também foi jogador e treinador dos Blues (Foto: Reprodução)

Quem sucedeu Gullit como treinador foi Gianluca Vialli, que era treinado pelo próprio holandês. E Vialli pode ser considerado o melhor case nesse quesito.
De 1998 a 2000, o italiano, que à época foi o primeiro técnico italiano a trabalhar na Premier League, faturou cinco taças, incluindo a Copa da Inglaterra e a Copa da Uefa - hoje Liga Europa.

Gattuso (Sion)

Gattuso jogava e treinava o Sion (ITA) (Foto: AFP)

O volante Gattusso assumiu o comando do Sion ainda como jogador do modesto clube italiano. Como técnico, o volante, campeão Mundial em 2006, disputou doze partidas, antes de sair para o Palermo. Atualmente, Gattuso dirige o Milan, um dos maiores clubes do país, e do qual foi jogador.