Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Dono do maior salário do Barcelona pode deixar o clube no final da temporada

Diretoria não pensará duas vezes se receber uma boa oferta pelo jogador

Time do Barcelona comemora gol em pré-temporada. (Foto: Reprodução/Intsgram)
Escrito por

Vivo nas quartas de final da Champions League, o Barcelona viverá um mês de abril decisivo na temporada 23/24. Com as grandes partidas se aproximando, a diretoria do clube começa a questionar quais valores serão impactantes ou não em uma possível corrida pelo título continental. Com isso, Frenkie de Jong, holandês de 26 anos e dono do maior salário do Barcelona, passou a ter seu custo-benefício questionado internamente. A apuração é do jornal espanhol AS.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

A conta básica que guia o pensamento da diretoria é o impacto do jogador no time. Acredita-se que De Jong, que vive sua quinta temporada no Barcelona, ainda não é o jogador de meio-campo dominante como prometia ser nos tempos de Ajax. Apesar de ter o posto de quarto capitão do time, o atleta é alvo de dúvidas sobre sua capacidade de intensidade e liderança de grupo. A avaliação é de que o holandês joga bem, mas ainda está devendo em tomar o protagonismo do time.

O Barcelona vive alta na temporada, com duas vitórias impressionantes em questão de desempenho: contra o Napoli, pela Champions, e Atlético de Madrid, por LA LIGA. Lesionado, de Jong não participou de nenhuma das atuações e viu Sergi Roberto protagonizar bons jogos.

A ausência do jogador em boas atuações coletivas também está sendo levantada internamente: no Campeonato Espanhol, o Barça venceu 70% dos jogos em que o holandês não atuou. Com ele, o número abaixa para 63%. Além disso, de Jong esteve presente em quatro resultados negativos emblemáticos na temporada blaugrana: as derrotas por 4 a 2 para o Girona e 5 a 3 para o Villarreal, por LA LIGA, além do 4 a 1 para o Real Madrid, pela Supercopa da Espanha, e o 4 a 2 para o Athletic, pela Copa do Rei.

Semanas atrás, quando teve seu alto salário vazado pela imprensa, o atleta se irritou em coletiva de imprensa e despistou sobre receber 45 milhões de euros anuais.

- Isto está muito longe do que recebo. Eu estou ficando irritado, vocês não têm vergonha?

CARLO HERMANN / AFP

Com o sinal de alerta ligado internamente, é preciso que De Jong dê um passo a mais para se provar à diretoria. Os grandes jogos da temporada estão chegando e o atleta, que é titular no esquema de Xavi, terá oportunidades de mostrar que vale cada centavo. Pelo momento, o Barcelona não hesitará em vendê-lo caso surja uma boa proposta.