Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Do limbo ao sonho: Barcelona muda sob o comando de Xavi e desafia o Real Madrid no Santiago Bernabéu

No primeiro turno da La Liga, ainda treinado por Ronald Koeman, culés foram inoperantes no Camp Nou contra o maior rival. Agora, vão à capital espanhola confiantes no triunfo

Barcelona vive momento positivo na temporada com seis vitórias nos últimos sete jogos (Foto: KEMAL ASLAN / AFP)
Escrito por

Quem te viu, quem te vê. Quem acompanhou o duelo entre Barcelona e Real Madrid, no Camp Nou, no primeiro turno da La Liga não imaginava que o time catalão poderia mudar da água para o vinho em uma mesma temporada. No entanto, os culés vivem um outro momento e sonham com um triunfo sobre a equipe merengue no El Clásico deste domingo.

BAILE DO VINI JR.
No último dia 24 de outubro, o Real Madrid venceu o Barcelona na Catalunha por 2 a 1. Apesar do placar magro, o time comandado por Carlo Ancelotti foi objetivo e criou mais chances reais de gol em um outro momento da equipe blaugrana.

> Veja a tabela da La Liga

Naquele dia, Vinícius Júnior não marcou gol, mas deixou os defensores culés com dor de cabeça. A principal vítima do camisa 20 foi Óscar Mingueza, que é zagueiro de origem, mas que atuou de lateral-direito e teve que ser substituído no intervalo por Ronald Koeman.

DA ÁGUA PARA O VINHO
Três dias após o El Clásico e após uma nova derrota no Campeonato Espanhol, o Barcelona anunciou a demissão do comandante holandês. A partir deste momento, os culés começaram uma reestruturação encabeçada pela contratação de Xavi Hernández para dirigir a equipe.

Após um início complicado, marcado por um elenco limitado de peças e com muitas lesões, o catalão conseguiu ajeitar a equipe. Xavi recolocou o Barça no G4 e está próximo de alcançar o Sevilla, atual vice-líder do Campeonato Espanhol, embora a distância para o Real Madrid ainda seja grande.

Em janeiro, a equipe blaugrana pôde inscrever Daniel Alves, contratado ainda em 2021, além de ter buscado reforços no mercado. O clube anunciou as contratações de Ferran Torres, Aubameyang e Adama Traoré. Apesar das chegadas, o plantel perdeu Philippe Coutinho para o Aston Villa.

Chegada de Xavi foi determinante para mudança do Barcelona (LLUIS GENE / AFP)

MOMENTO POSITIVO
​O Barcelona conseguiu se afastar das polêmicas relacionadas a possível saída de Ousmane Dembélé e se centrou somente no campo e bola. Desde o dia 23 de janeiro, após duas duras eliminações na Supercopa da Espanha e na Copa do Rei, o clube catalão não sabe o que é perder.

Nesse período, os culés atuaram em sete partidas pelo Campeonato Espanhol, venceram seis e empataram apenas o clássico contra o Espanyol. Além disso, o clube conquistou duas classificações seguidas na Liga Europa e irá encarar o Frankfurt nas quartas de final do torneio da Uefa.

Apesar da distância de 15 pontos entre Real Madrid e Barcelona na classificação da La Liga, o jogo do dia 24 de outubro não é parâmetro para o El Clásico do segundo turno. Os torcedores blaugranas estão em euforia e, por mais difícil que esteja sendo a temporada, podem voltar a sonhar com grandes conquistas. E nada melhor do que uma vitória sobre os merengues para dar um passo mais largo visando objetivos mais altos.