Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Diário AS: ‘Soluções expressas e cidade-bolha para os jogos’

Colunista diretor do diário esportivo madrilenho fala sobre as opções que a federação espanhola estuda para a retomada do futebol no país

Campeonato Espanhol: fim de temporada vapt-vupt está sendo analisada (GABRIEL BOUYS / AFP
Escrito por

A Liga de Basquete da Espanha (ACB), por causa do coronavírus, resolveu alterar o desfecho de seu campeonato. Aposta numa fórmula expressa: reunir os 12 primeiros colocados numa só sede, divididos em dois grupos. Os dois primeiros avançam para as semifinais e daí para a final. As Ilhas Canárias foram oferecidas como palco e Andorra também está na briga.. Uma ou outra, Trata-se de escolher um espaço que seja uma bolha com pouco impacto da pandemia e bons hotéis. E não haverá rebaixamento.

Essa fórmula de competição expressa sem rebaixamento já foi apontada para a Segunda Divisão B e a Terceirona do Campeonato Espanhol pelo presidente da Federação Espanhola, Luis Rubiales. Isso ampliará a Segundona B para 98 equipes e o número de grupos na competição  terá que ser aumentado.

Tais soluções sempre serão discutidas e criticadas, pois qualquer ideia será pior do que a fórmula de terminar um campeonato como o planejado. Mas isso, com a pandemia, se tornou muito difícil.

Quem aparentemente não pode procurar uma fórmula rápida é a elite do Campeonato Espanhol, porque isso lhe custaria muito dinheiro na televisão, que serve para apoiar seus custos altos. Mas não é tudo. Desde o decreto-lei espanhol, os direitos do futebol irrigam todo o esporte. E mesmo antes, Real Madrid e Barça suportam com a renda do futebol o tremendo déficit de suas seções de basquete, alicerces da ACB. Então é preciso correr para jogar La Liga e a  solução é complexa.

E a Europa? Na Euroliga de basquete não há plano. O futebol tem certas datas, já em agosto, mas não há garantia de que os jogos voltarão naquele mês.  Além disso, quando as fronteiras serão abertas? Equipes  de cinco países - Espanha, Itália, França, Alemanha e Reino Unido - sobrevivem na Liga dos Campeões;  onze países permanecem na Liga Europa. Na Euroliga de basquete, dez.   E temos de analisar que a taxa de evolução da pandemia na Europa não é uniforme. Por isso, também é considerada a possibilidade de cidades-bolha para terminar com alguma fórmula acelerada. Mas, hoje, o  slogan comum é “terminar como está”.

(NR: Alfredo Relaño é colunista do Diário AS, diário espanhol parceiro do L!)