Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Desempenho na Champions pode definir permanência de Xavi no Barcelona

Em caso de classificação na Champions, presidente do clube fará de tudo para manter o treinador no cargo

Xavi no comando do Barcelona em jogo da Champions League. (Foto: AFP)
Escrito por

A busca por um nome de consenso para o cargo de treinador do Barcelona segue como uma das novelas mais longas do futebol espanhol. Nesta terça (19), uma informação dada pelo portal SPORT acrescentou mais um capítulo à situação, que parece estra bem longe de um desfecho. Segundo a apuração, Joan Laporta, presidente do clube, estaria disposto a persuadir Xavi a continuar no cargo caso o Barcelona chegue às semifinais da Champions League.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

O treinador já bateu o pé em relação à decisão de sair do clube, e inclusive, o planejamento na diretoria blaugrana está preparado caso o time seja eliminado para o PSG nas quartas de final. Nomes como Hansi Flick, Sérgio Conceição e Roberto De Zerbi foram pautas na agenda do clube, porém, nenhum dos treinadores representou um consenso claro. Ainda faltam alguns passos para a decisão ser tomada, por exemplo, as entrevistas pessoais com os treinadores.

E tudo indica que as negociações não avançarão nas próximas semanas: o Barcelona quer esperar para ver o desempenho da equipe na competição continental. O time comandado por Xavi definitivamente se recuperou na temporada. Além da classificação às quartas da Champions League, a equipe está chegando a marca de dois meses invictos na temporada. Aliás, desde o anúncio da saída de Xavi, o Barcelona nunca mais perdeu um jogo.

Xavi em entrevista coletiva. JOSEP LAGO / AFP

A ótima fase fez com que o presidente Joan Laporta colocasse um pé atrás na situação: antes de seguir conduzindo a busca por um novo nome, ele ainda quer ver qual o limite do trabalho de Xavi no Barcelona. Se o time for capaz de eliminar a equipe de Kylian Mbappé, o treinador certamente receberá novas propostas de Joan Laporta. A palavra final em relação ao treinador será do presidente do clube.

Segundo o SPORT, a decisão também significa que Deco, diretor de futebol do Barcelona, terá controle total sobre as novas chegadas e dispensas do clube, independentemente de quem será o próximo comandante do clube. Isto pois algumas negociações já estão sendo tocadas pelo dirigente: as permanências de João Félix e João Cancelo são vistas como duas prioridades para a diretoria, e a expectativa é de selar acordos já nas próximas semanas. Além disso, o clube planeja a contratação de um volante e Kimmich está no radar dos catalães.