Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Deschamps vai processar Cantona por declarações difamatórias

Ídolo do Manchester United insinuou que o técnico da França deixou Benzema e Ben Arfa fora da Eurocopa deste ano por questões étnicas. Ambos têm origem africana

Deschamps vai comandar a França na Eurocopa (Foto: FRANCK FIFE/AFP)
Escrito por

Dono de uma língua afiada, o ex-jogador Eric Cantona vai ter que enfrentar o seu ex-companheiro de seleção francesa Didier Deschamps no tribunal. O atual treinador dos Bleus vai processar o eterno ídolo do Manchester United por ter insinuado racismo por parte do técnico.

Em entrevista ao "Guardian", Cantona foi questionado sobre as ausências de Benzema e Ben Arfa, dois dos principais destaques entre jogadores franceses nessa temporada, na Eurocopa, e se eram os dois melhores do país. E deixou no ar que questões étnicas teriam influenciado Deschamps.

- Por que não? Uma coisa é certa: Benzema e Ben Arfa são dois dos melhores jogadores da França e não vão estar na Eurocopa. E com certeza as origens de ambos são do norte da África. Então, o debate está aberto - disparou.

Filho de tunisiano, Ben Arfa passou por Lyon e Olympique de Marselha antes de ir para a Inglaterra. Jogou pelo Newcastle e pelo Hull e retornou ao seu país para defender o Nice. Foi um destaques da temporada e marcou 17 gols, despertando interesse até do Barcelona.

Já Benzema tem origem argelina, e ficou fora por questões extra-campo. Envolveu-se em uma polêmica com Valbuena, do Lyon. Ele é acusado de ter chantageado o meia por ter posse de um vídeo erótico do colega de profissão. Houve uma campanha na França para que ele ficasse longe da seleção, incluindo alguns políticos.

O advogado de Deschamps já admitiu que vai entrar com uma ação legal contra Cantona. Os dois defenderam juntos a seleção entre 1989 e 1995.

- Eu vou entrar com uma ação civil e criminal para punir estes comentários difamatórios que denigrem a integridade do senhor Deschamps - disse Carlos Brusa ao "L'Équipe".