Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Cristiano Ronaldo é acusado de sonegar meio bilhão em impostos

Português estaria envolvido em esquema de sonegação, que desviava dinheiro para empresas em paraísos fiscais

Cristiano Ronaldo também tem problemas com o fisco (Foto: PIERRE-PHILIPPE MARCOU / AFP)
Escrito por

Alguns veículos europeus dão conta de que Cristiano Ronaldo teria camuflado até 150 milhões de euros (R$ 530 milhões) em paraísos fiscais, referentes a impostos atrasados sob os direitos de imagem do jogador, taxado em 4% ao ano. Apenas 6,5 milhões de euros (R$ 22,9 milhões) teriam sido pagos desde 2009.

O site britânico Football Leaks, que também vazou recentemente os contratos de James Rodriguez e Neymar, por exemplo, teve acesso a alguns documentos que comprovam que CR7 venderia seus direitos de imagens a empresas com sede em paraísos fiscais, como nas Ilhas Virgens Britânicas, onde ele não era taxado pelo valor, beneficiando-se de "um sistema elaborado por seu empresário, Jorge Mendes".

Tudo começou em 2009, quando o português deu 75 milhões de euros em receitas à Tollin Associates, uma empresa que funciona sem atividade real ou empregados. No ano passado, duas empresas caribenhas, a Adifore Finance e a Arnel Services, teriam pago mais 75 milhões de euros pelos direitos de imagem do craque. O valor total chega a 150 milhões de euros desviados da Fazenda Espanhola.

Segundo o Sport, esse caso é apenas mais um envolvendo jogadores ou treinadores. Falcao Garcia, do Monaco, José Mourinho, técnico do Manchester United também estariam participado disso. O esquema teria começado com Jorge Mendes, empresário de todos eles.

O grupo que divulga essas informações é chamado de Colaborações Investigativas Europeias (EIC, na sigla em inglês), e conta com os seguintes veículos: "Der Spiegel" (Alemanha), CRIJ/The Black Sea (Romênia), El Mundo (Espanha), L'Espresso (Itália), Expresso (Portugal), Falter (Áustria), Le Soir (Bélgica), Mediapart (França), Newsweek Srbija (Sérvia), NRC Handelsblad (Holanda), Politiken (Dinamarca) e o Sunday Times (Inglaterra).