Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Corte Arbitral do Esporte mantém decisão, e clubes e seleções da Rússia seguem banidos no futebol

Medidas impostas por Fifa e Uefa seguem valendo, e seleção russa segue de fora da repescagem da Copa do Mundo. Decisão ainda não é final, mas dá razão a primeira ação

Seleção russa de futebol não jogará a repescagem da Copa do Mundo (Foto: JONATHAN NACKSTRAND / POOL / AFP)
Escrito por

Após entrar com uma ação na Corte Arbitral do Esporte (CAS) para tentar reverter a decisão de banimento a clubes e seleções imposta por Fifa e Uefa, a Federação Russa de Futebol (RFU) teve uma derrota nos tribunais nesta terça-feira. Em nota, o órgão informou que as medidas, que são consequências da guerra com a Ucrânia, seguem valendo.


A decisão do CAS ainda não é definitiva, mas em um primeiro momento deu razão às entidades que optarão pelas punições. O veredito foi tomado por Corinne Schmidhauser, presidente da divisão de recursos do tribunal. Um novo julgamento deverá acontecer entre os próximos dias. 

+ Veja a tabela das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2022

Desta maneira, a seleção russa segue fora da disputa por uma vaga na Copa do Mundo de 2022. No dia 24, a equipe do Leste Europeu enfrentaria a Polônia na semifinal do playoff, mas o time de Lewandowski avançou automaticamente com a decisão. Na final, o adversário será Suécia ou República Tcheca. Do mesmo modo, o Spartak Moscou foi excluído da Europa League.

A medida imposta por Fifa e Uefa foi vista como "violação de todos os padrões e princípios" pela RFU. O CAS é última instância que a federação pode recorrer.

Inicialmente, a Fifa havia imposto sanções contra os russos como jogo em campo neutro nas Eliminatórias para o Mundial, além das penas de não ter torcedor, não poder tocar o hino da Rússia e também não jogar sob a bandeira do país. Com a pressão externa, a entidade voltou atrás e aplicou punição mais rígida.

+ Saiba quem são os atletas ucranianos lutando na guerra contra a Rússia

VEJA A NOTA DO CAS

"O presidente da Divisão de Arbitragem de Apelações da Corte Arbitral do Esporte (CAS) negou o pedido apresentado pela Federação Russa de Futebol (RFU) para suspender, durante o processo do CAS, a execução da decisão do Comitê Executivo da Uefa de suspender todas as equipas e clubes russos das suas competições até novo aviso (a Decisão Impugnada).

Consequentemente, a Decisão Impugnada continua em vigor e todas as equipas e clubes russos continuam suspensos da participação nas competições da Uefa.

O processo de arbitragem do CAS continua. As partes não concordaram com um procedimento acelerado e uma audiência ainda não foi marcada.

No processo de arbitragem instaurado pela RFU contra as decisões do Conselho da Fifa:

1) suspender todas as equipes e clubes russos da participação em suas competições até novo aviso, e;

2) dar um 'tchau' à seleção da Polônia para a final do 'Caminho B' do playoff europeu para a Copa do Mundo da Fifa 2022, a ocorrer em 29 de março de 2022, as decisões do CAS sobre os pedidos da RFU para suspender a execução das decisões da Fifa durante os procedimentos do CAS provavelmente serão emitidos no final desta semana."