O Torneio de Toulon que acontecerá na França entre os dias 1 e 15 de junho, é famoso por revelar grandes jogadores. A competição, na qual participam seleções sub-23 de países convidados, serve como preparação para a Olimpíada.
Quantas vezes o Brasil já participou? Quais brasileiros de destaque já disputaram a competição? Que jogadores despontaram no torneio? O LANCE! te conta todas as curiosidades do torneio tradicional.
História do torneio
O Torneio de Toulon é um tradicional torneio de futebol de seleções de base, disputada na cidade francesa de Toulon, situada na região de Provença-Alpes-Costa Azul. O campeonato é disputado desde 1967, e a participação é feita por convite. As partidas do Torneio de Toulon são disputadas em dois tempos de 40 minutos cada, desafiando a mentalidade dos jovens jogadores com tempo reduzido.
A França é a maior campeã do torneio, com 12 títulos. Logo atrás, aparecem o Brasil com oito conquistas, e a Inglaterra, atual campeã, com sete títulos conquistados.
Histórico do Brasil em Toulon
O Brasil tem um bom histórico no torneio internacional. A seleção foi campeã da competição em oito oportunidades (1980, 1981, 1983, 1995, 1996, 2002, 2013 e 2014). Luan, Marquinhos e Rodrigo Caio foram alguns atletas que disputaram o torneio na última vez em que o Brasil foi campeão.
Em 2017, última edição que a seleção participou, foi eliminada logo na primeira fase ao ficar na terceira posição no grupo C, atrás de República Tcheca e Escócia. Porém, o histórico em finais é super positivo. Em oito finais disputadas o Brasil venceu todas, a última derrotando a França, dona de casa.
Grandes jogadores que disputaram o Torneio
O torneio é um verdadeiro berço de craques. Jogadores como Cristiano Ronaldo, Ronaldo, Passarela, Stoichkov, Zidane entre tantos outros já desfilaram seu talento em Toulon e posteriormente se consagraram como grandes jogadores da história do futebol mundial.
Pelo Brasil não poderia ser diferente. Campeões do mundo como Taffarel, Cafu, Leonardo, Roberto Carlos, Jorginho, Mazinho, Dunga e Kaká mostraram o que estava por vir quando disputaram a tradicional competição. Outros grandes jogadores de destaque no cenário brasileiro e mundial também disputaram a competição como Dani Alves, Alisson, Diego, entre outros. Neymar, craque brasileiro do momento, não chegou a disputar o torneio.
O que esperar do Brasil no Torneio de Toulon-19
O Brasil chega como um dos favoritos ao título da competição em 2019. Contando com nomes como Thiago Maia, Pedro, Wendel e Matheus Cunha, destaque no RB Leipzig (ALE), a seleção comandada pelo técnico André jardine, ex-São Paulo, chega com boas chances de conquistar o título.
O Brasil está no grupo B, juntamente com França, Guatemala e Catar. Os primeiros colocados de cada chave, além do melhor segundo lugar se classificam para a semifinal. Também estão na disputa do torneio: Japão, Chile, Inglaterra, Portugal, China, Bharein, Irlanda e México.