Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com reservas, Japão derrota Uzbequistão e é líder na Copa da Ásia

Samurais Azuis confirmaram o aproveitamento perfeito na primeira fase da competição

Jogadores comemoram o gol marcado por Shiotani (Foto: Divulgação/AFC)
Escrito por

Em duelo que valia a liderança do Grupo F da Copa da Ásia, melhor para o Japão, que derrotou o Uzbequistão, nesta quinta-feira, no Sheikh Khalifa International Stadium, nos Emirados Árabes Unidos, por 2 a 1. Eldor Shomurodov abriu o placar para os uzbeques, mas Yoshinori Muto e Tsukasa Shiotani viraram para os Samurais Azuis.

Mesmo colocando muitos reservas em campo, o Japão terminou na primeira posição do Grupo F da competição, com três vitórias em três jogos. Nas oitavas de final, os Samurais Azuis vão enfrentar o vice-líder do Grupo E, que será Catar ou Arábia Saudita. A partida será realizada na próxima segunda-feira, no Sharjah Stadium, às 9h (de Brasília).

O Uzbequistão, por sua vez, terminou a primeira fase da competição na segunda colocação, com seis pontos. Nas oitavas, a equipe treinada por Héctor Cuper vai enfrentar a Austrália, em um confronto de duas equipes de bom desempenho recente no continente. O palco da partida, que vai ser realizada também na próxima segunda-feira, às 12h (de Brasília), será o Khalifa bin Zayed Stadium, na cidade de Al Ain.

O jogo
​Mesmo com uma equipe alternativa, o Japão manteve seu estilo de toque de bola, uso do pivô - que, no caso, foi Yoshinori Muto - e buscar o ataque. Apesar da superioridade na posse e no número de finalizações, foi o Uzbequistão que abriu o placar. Aos 40 minutos do primeiro tempo, os uzbeques chegaram ao campo ofensivo em um contra-ataque, que foi finalizado por Eldor Shomurodov, que marcou seu quarto gol na competição.

Nem deu tempo para os uzbeques comemorarem, já que o Japão empatou três minutos depois, mostrando uma reação imediata. Em uma rápida jogada pelo lado direito, Sei Muroya cruzou a bola com precisão para Yoshinori Muto subir mais alto que os marcadores e cabecear para o fundo das redes.

Na etapa complementar, o Japão manteve o mesmo de estilo de buscar o ataque, enquanto que o Uzbequistão se fechava no objetivo de encontrar um contra-ataque. Os Samurais Azuis viraram a partida aos 13 minutos, quando o lateral Tsukasa Shiotani aproveitou uma rebatida da zaga para finalizar com precisão de fora da área, marcando um bonito gol.

Omã vence e tem esperança por classificação
Na outra partida do Grupo F, realizada no Mohammad Bin Zayed Stadium, o Omã venceu o Turcomenistão por 3 a 1, somou seus três primeiros pontos e terminou na terceira colocação da chave. Ahmed Mubarak, Muhsen Al Ghassani e Mohammed Al Musalami marcaram para a equipe vitoriosa, enquanto que Altymurad Annadurdiyev diminuiu para os derrotados.

Com o resultado, a equipe treinada por Pim Verbeek aguarda a definição do Grupo E para saber se vai se classificar às oitavas de final, já que os quatro melhores terceiros colocados se garantem na próxima fase. Por ter um saldo de zero, o Omã está em uma boa condição para conquistar a classificação, já que dois terceiros colocados estão com saldo negativo.