Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com golaço de Modric, Croácia bate Turquia na estreia na Eurocopa

Equipe do técnico Cacic teve as melhores oportunidades durante toda a partida. Vitória faz Croácia partir na frente no Grupo D, que tem também Espanha e República Tcheca

Modric acertou um bonito chute e fez o gol da partida, no fim do primeiro tempo (Foto: AFP)
Escrito por

Na Eurocopa de 1996, Turquia e Croácia se encararam na rodada de estreia e o time croata venceu por 1 a 0. Duas décadas depois, a história se repetiu em Paris (FRA). Com um golaço de Modric, no fim do primeiro tempo, a Croácia começou esta edição da Euro com uma vitória por 1 a 0, assumindo a liderança do Grupo D, que conta ainda com Espanha e República Tcheca, que se enfrentam nesta segunda-feira.

Na próxima rodada, a Croácia encara a República Tcheca, na sexta-feira, enquanto a Turquia, no mesmo dia, terá a Espanha pela frente, em jogo que pode decidir a vida na competição.

O JOGO

O primeiro tempo foi de bastante equilíbrio em relação à posse de bola, mas com a Croácia demonstrando mais organização em campo e sendo mais perigosa, principalmente com as bolas jogadas na área - por outro lado, também exploradas pela Turquia. Mal a partida havia começado e, por pouco, a Croácia não abriu o placar com Rakitic, que desviou cruzamento de Srna. E também logo no início, mostrou-se que seria uma partida de forte marcação, quando Modric recebeu falta dura de Tufan e houve pressão em cima da arbitragem, que resolveu na conversa.

Tufan, inclusive, foi o único jogador a ser punido com cartão na etapa inicial. Desta vez, porém, em uma jogada um pouco duvidosa. Ao subir para dividir a bola no alto, o cotovelo do turco (que não demonstrou intenção) pegou na cabeça de Corluka, que caiu no gramado sangrando e teve de voltar com uma proteção.

Em meio a isso, quase que a Turquia conseguiu fazer o primeiro gol da partida em uma das poucas oportunidades criadas. Após cruzamento da direita, Tufan cabeceou e Subasic conseguiu fazer a defesa em cima da linha.

A Croácia ainda teve mais algumas chances, uma delas quando, depois de escanteio, Mandzukic aproveitou rebote e bateu, mas Babacan conseguiu evitar. Quando tudo caminhava para em empate sem gols, Modric fez os croatas explodirem de alegria em um lance parecido. O jogador do Real Madrid (ESP) não desperdiçou rebote após bola levantada na área e bateu de primeira para balançar a rede. Na comemoração, um torcedor conseguiu invadir o gramado e celebrar com os jogadores, chegando a dar um beijo no rosto de Modric.

Quase no intervalo, a Turquia esteve perto empatar, mas o zagueiro Balta não conseguiu acertar o alvo

No segundo tempo, um panorama um pouco diferente, com a Turquia pouco criando e a Croácia sendo mais incisiva. Com a mesma estratégia das bolas levantadas na área, a equipe comandada por Cacic fez o goleiro Babacan trabalhar. Em uma dessas chances, Perisic cabeceou sem marcação e carimbou o travessão. Em uma das poucas vezes que Subasic apareceu, foi para fazer uma defesa tranquila em cobrança de falta de Erkin.

A Croácia foi ganhando espaço e ditando o ritmo, mas, ainda assim, já nos minutos finais, Balta teve a chance de empatar, mas Corluka conseguiu evitar a finalização. Dessa forma, o time de Cacic evitou que a história do confronto que se repetisse fosse a da Eurocopa de 2008, quando a Turquia conseguiu o empate nos acréscimos e eliminou a Croácia nos pênaltis nas quartas de final do torneio.

Ao apito final, muita celebração e abraços, principalmente em Modric, herói da partida. Além disso, saudação à torcida, que foi à França apoiar a equipe.

FICHA TÉCNICA

EUROCOPA
TURQUIA 0 X 1 CROÁCIA


Data-Hora: 12/06/16 - 10h (de Brasília)
Estádio: Parc des Princes, em Paris (FRA)

Árbitro: Jonas Eriksson (SUE)
Assistentes: Mathias Klasenius (SUE) e Daniel Wärnmark (SUE)

Cartões amarelos: Tosun, Balta e Volkan Sen (TUR); Strinic (CRO)
Cartão vermelho: Não houve
Gols: Modric, 41'/1ºT (0-1)

TURQUIA: Babacan; Gönül, Topal, Balta e Erkin; Ínan, Tufan, Çalhanoglu, Özyakup (Volkan Sen - Intervalo) e Arda Turan (Yilmaz - 19'/2ºT); Tosun (Emre Mor - 23'/2ºT). Técnico: Fatih Terim

CROÁCIA: Subasic; Srna, Corluka, Vida e Strinic; Brozovic, Badelj, Modric, Rakitic (Schildenfeld - 43'/2ºT) e Perisic (Kramaric - 40'/2ºT); Mandzukic (Pjaca - 45'/2ºT). Técnico: Cacic