Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com clubes de mais de 50 países e categoria feminina, Neymar Jr’s Five inicia etapa mundial em São Paulo

A terceira edição do maior torneio de futebol amador do mundo chega ao Instituto Projeto Neymar Jr, em Praia Grande, nesta semana, com a presença do craque<br>

Neymar em campo na edição de 2017 do torneio Neymar Jr’s Five (Foto: Gustavo Cherro/Red Bull Content Pool)
Escrito por

Com ‘Maradona brasileiro’, ex-craque da seleção da Inglaterra, homenagens à Chapecoense, Garrincha e ao Santos, além de um capitão que adiou o próprio casamento para vir ao Brasil, o torneio Neymar Jr’s Five chega à etapa mundial nesta semana. Nos próximos dias 20 e 21 de julho, o Instituto Projeto Neymar Jr receberá jogadores de mais de 50 países com o sonho de faturar o troféu do maior campeonato de futebol amador do mundo e ainda jogar contra o craque. Pela primeira vez, a competição terá uma categoria exclusiva às mulheres.

Por conta dos centenas de finalistas, algumas histórias chamam atenção. Uma delas é a do Seoul Eunpyeong, time da Coreia do Sul. O craque da equipe asiática é o brasileiro Wellington Balbino. Nascido no Ceará, começou no futebol aos sete anos de idade e passou por diversos times no país até chegar ao outro lado do planeta. Aliás, ele foi apelidado com o nome de um dos maiores jogadores da história.

- Eu comecei com sete anos, como uma brincadeira. Com o tempo, descobri que tinha talento e era muito diferente dos demais meninos. Por isso, me apelidaram de Maradona. Aos 16 anos, conheci um treinador, o Willian Moura, que me ensinou tudo e me profissionalizou. Eu amo muito o meu país mas, às vezes, as oportunidades não são muitas. Existem muitos jogadores como o Neymar Jr que estão escondidos ou nunca tiveram uma chance - afirma o brasileiro, que promete levar o troféu para o oriente.

Na categoria feminina, que estreia em 2018, o Eagles (Inglaterra) tem um reforço de peso na equipe. Harriet Pavlou é ex-atleta profissional da seleção inglesa, com passagem pelo Arsenal (ING). Atualmente, mostra toda a sua habilidade no freestyle. O Las Guerreras (Chile) também trará uma equipe com jogadoras que tiveram experiências em times profissionais. Já o Futsal Florentia (Itália) é um rolo compressor. Criado há dois anos, o time já conquistou dois acessos, chega com mais de 200 gols no currículo e 93% de aproveitamento nos torneios que disputa.

Outros times inscritos também prometem cair nas graças da torcida. A Chapecoense dará o nome à equipe do Azerbaijão, cujos jogadores ficaram tocados com o trágico acidente aéreo, em 2016. Os atletas de Argélia e Áustria farão referência ao Santos, que revelou grandes craques como Pelé e Neymar Jr. Garrincha será lembrado pela Bélgica, enquanto um jogador de Portugal teve de adiar o casamento pois a data coincidia com a viagem para a Praia Grande. Campeã do mundo, a França trará o Cameleons, que faturou as duas categorias.

Após um semestre de qualificatórias por todas as regiões do País, o Brasil será representado por equipes que começaram a trajetória na seletiva de Santos antes de vencerem a fase nacional. Resenha 013, na categoria feminina, e o Ginga Street, na mista, atuarão com o colete verde e amarelo rumo ao sonho de faturar a competição.

Maior torneio de futebol amador do mundo, o Neymar Jr’s Five tem como inspiração o futebol de rua. É um confronto de 5 contra 5, em quadra reduzida. O conceito tem suas peculiaridades: são cinco jogadores de cada lado do campo e, a cada gol, o oponente perde um jogador. Vence a equipe que fizer cinco gols primeiro ou aquela que tiver melhor resultado após dez minutos de partida. O prêmio é um troféu, atuar contra o craque e ainda acompanhar a rotina dele na Europa.

Mais de 120 mil jogadores se inscreveram para a terceira edição do Neymar Jr’s Five, que contou com quase 35 mil equipes e teve centenas de qualificatórias ao redor do mundo. Em 2017, o time Tao United, da Romênia, consagrou-se campeão mundial do evento. Já em 2016, em sua primeira edição, o time carioca Anjos da Bola levou a melhor. O público poderá acompanhar todas as emoções da competição ao vivo, em transmissão pela internet no site https://www.neymarjrsfive.com/pt-BR .

Serviço:
Neymar Jr’s Five – Etapa Mundial
Data/Horário: Dias 20 e 21 de julho, a partir das 9h (horário de Brasília)
Local: Instituto Projeto Neymar Jr (Endereço: Av. Min. Marcos Freire, 2112 - Jardim Gloria, Praia Grande - SP, 11724-000, Brasil)